Temporada do verde e amarelo

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Temporada do verde e amarelo

Aberta a temporada oficial das marcas se vestirem de verde e amarelo com a contagem regressiva para a Copa do Mundo no Brasil. Faltam 70 dias e nas próximas semanas vamos ver muitas comunicações com esse tema.

Diante de todas as controvérsias e polêmicas sobre a Copa aqui na terra do futebol, só temos uma certeza, ela vai acontecer. Aos trancos e barrancos, gastando rios de dinheiro e com muitas opiniões negativas sobre o evento.

Mas no fundo, acredito que a emoção do futebol vai falar mais alto para a maioria, independente de apoiar ou não esse super evento. Como não poderia ser diferente, as marcas vão usar todas as estratégias de comunicação para gravar em nossa mente e em nossos corações criações memoráveis (tá, nem todas serão, mas a intenção é que seja).

Para começar, você sabe dizer quais são as marcas patrocinadoras oficiais do evento? Essa pergunta, parece boba mas muitas ações vão acontecer em rede nacional das marcas que não são patrocinadoras, mas que vão aproveitar o momento para vestir-se de verde e amarelo.

No site da Fifa, você pode consultar todas as categorias e marcas patrocinadoras, globalmente e somente para o evento no Brasil. Olha só algumas que apoiam a Copa aqui: Fifa.com, Apex Brasil, Centauro, Garoto,Itaú, Liberty Seguros, Wise Up, Footbal for Hope, Oi, Castrol, Continental, Budweiser, Coca Cola, McDonald`s, entre outras.

Agora você pode analisar com clareza as diferenças das comunicações entre as marcas patrocinadoras e não patrocinadoras, separei algumas “coisinhas” que gostei.

Fiquei feliz ao ver a propaganda da Tam sobre a Copa, criativa, divertida, com”sacadinhas” inteligentes ,alta qualidadede de imagem e som. Criada pela Y&R com o tema Catimba, nome bem nacional e que dá um baile na Gol, transportadora oficial.

TAM

Quem nunca pintou as unhas de verde e amarelo ou o cabelo durante a copa? A Rexona desafiou os torcedores fanáticos a fazer algo inusitado pelo o time de coração usando a #pelofutebol. Depois, a marca irá mostrar aos jogadores da seleção os vídeos para incentivá-los nos momentos difíceis.

Vamos ver o quem vem pela frente, pois me parece que pintar as unhas como é o meu caso é muito primário =)

Rexona

Itaú e sua campanha com o tema #issomudaojogo também lançou mais um filme e agora lançou o mantra para a Copa, que deve embalar as aparições da marca.

Itaú

As queridinhas escovas da marca suíça Curaprox com edição especial.

Foto: Facebook Curaprox Brasil

E muitas outras campanhas já estão no ar: Hyundai com hotsite e a promessa da garantia por 6 anos de seus carros se o Brasil for campeão, J&J com a promoção Seu Lugar na Copa, sortudos terão ingressos para ver os jogos e a cada gol do Brasil cem mil reais será sorteado, detalhes é só acessar o site. Poderia continuar essa lista, mas ficaria muito chato esse post, as outras campanhas vocês já devem ter visto ou passarão a ver.

Para fechar, todas as grandes marcas tem um plano de patrocínio, alguns ligados a construção dos valores da marca, alguns para demarcar território , outros por oportunidade. O importante é lembrar que as marcas que apoiam um evento como esse, estão investido muito pela visibilidade que terão e nós, ficamos aqui, aguardando que pelo menos no campo da comunicação elas nos surpreendam.

Um beijo e até o próximo post

Danielly Tavares
Danielly Tavares
Sou Danielly Tavares, Relações Públicas. Minha vida profissional foi da indústria de embalagens á moda, com pit-stop em marketing esportivo até chegar em Gestão de Marcas (branding). Fui trainee na Ana Couto Brading & Desing e hoje faço parte da equipe Interbrand Brasil. Acredito na liberdade, sou sentimental, curiosa, adoro tendências, por isso, também tenho o meu blog: EU VI ISSO, amo brigadeiro, Maple Syrup, Toronto, um bom livro, cinema e uma bela tarde de sono.
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