Dez passos para uma apresentação de sucesso

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Dez passos para uma apresentação de sucesso

No começo do ano nós, autores do Blog Relações, fomos convidados pela SOAP para fazer os três treinamentos que eles oferecem sobre o tema “apresentações”.

A SOAP (State Of the Art Presentations) é uma empresa que desde 2003 se dedica a deixar o famoso PPT mais bonito, prático e convincente. Seus três treinamentos são chamados “Super Apresentações, “Super Visual” e “Super Apresentador”, os três principais elementos para o conjunto da ópera.

Após participar dos treinamentos eles nos enviaram 10 dias para uma apresentação de sucesso, as quais compartilhamos abaixo e que, com certeza, podem lhe ajudar muito a dar um tapa naquele PPT que o chefe vai apresentar para o chefe dele, ou naquele que você precisa mostrar para um cliente 😉

As dicas me ajudaram muito a montar a minha atual palestra “Empreender em RP é pra você” (me mande um e-mail se tiver interesse) que você pode ver como ficou na foto abaixo!

PLANEJAMENTO

1 – Conheça a sua Audiência – Saiba quais são as suas características demográficas, o que já sabem do assunto, o que querem saber, qual o problema que se pode ajudar a resolver… | Veja um e-book superlegal aqui e um infográfico abaixo
2 – Defina um Objetivo Claro – A apresentação deve ter um objetivo que seja claro e atingível. O objetivo é em suma, o que quer que a sua audiência faça, pense ou sinta no final da apresentação.
3 – Crie um Guia – Comece apontando os pontos principais dos assuntos que tem necessariamente de abordar durante a apresentação. Use esta lista como guia para a criação do seu roteiro ou da sua história.

DESENVOLVIMENTO

4 – Prepare a Criação do Roteiro: O roteiro deverá ser baseado em uma história que vá ao encontro das expectativas e aspirações da sua audiência. Para criar uma história impactante comece respondendo à seguinte questão: Como é que o que tenho ou como é que o que vou apresentar vai impactar a vida da minha audiência?  Os dois ingredientes base da história devem ser: argumentos lógicos que apelem à razão, e emoção que apele ao sentimento da sua audiência.

5 – História Impactante – Uma história impactante divide-se em três atos.

Ato I – Serve para despertar o interesse da audiência, expor a ideia principal da apresentação. Deve ser surpreendente, ou inquietante para captar a atenção da audiência desde os primeiros minutos. Aqui é o momento onde se contextualiza e insere a audiência no mesmo cenário que você. É no ATO I que você deve criar a empatia.

Ato II – É o corpo da história, onde é desenvolvida a ideia principal e onde são apresentados os argumentos lógicos para os fatos expostos no ATO I. Neste segundo ato é onde deve existir o clímax, ou o pico de emoção da história.

Ato III – Nesta última fase deve-se fechar a história em direção ao objetivo pretendido. A ideia principal da apresentação deve ser repetida e assim passa a fazer todo o sentido para a audiência.

6 – Identidade Visual – A identidade visual é o look & feel da sua apresentação. Nesta fase deverá estudar a sua marca e a ideia ou produto que irá apresentar. Escolha 3 ou 4 cores da sua apresentação, os 2 ou 3 tipos de fonte que irá utilizar, o tipo de imagens e de elementos gráficos. Todos os elementos devem fazer sentido juntos e devem ajudá-lo a passar a sua mensagem.

7 – Faça o Design dos Slides – Agora passe para o design dos slides. Nesta fase terá que escolher as palavras ou frases que irão constar em cada um dos slides. Evite muitos bullet points ou frases muito longas, mantenha no slide apenas o texto que servirá de guia para o discurso. Opte também por imagens grandes e impactantes.

ENSAIO

8 – Treine – Chegou o momento de treinar. O nervosismo em apresentações vem muitas vezes da falta de preparação do apresentador, por isso dedique uma boa parte do seu tempo a treinar para a apresentação.

9 – Linguagem Não-Verbal – Atente-se a sua linguagem não-verbal, como tom de voz, pois esta tem um grande impacto na eficácia ou não da sua apresentação.

10 – Ultrapasse o Medo de Falar em Público – Por fim, mesmo tendo todo o trabalho bem feito há pessoas que não conseguem ultrapassar o seu medo de falar em púbico. Respire e fale em voz alta que vai dar tudo certo.

Espero que gostem das dicas e possam as colocar em prática!

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Pedro Prochno
Pedro Prochno
Sou fã das Relações Públicas*! Graduado em RP e com um MBA pela FGV, sou empreendedor na área e gerente de comunicação da Uber. Sou Pai do “relações”, Mergulhador, DJ e mto curioso! Adoro viajar, conhecer novas culturas, pessoas e formas de se ver o mundo!
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