Como está o mercado de trabalho para os estudantes de RP da UFPB?

Notícia bombástica: esqueça o CV de papel, o seu CV agora é o Google.
8 de maio de 2014
Evento: 1ª imersão RP em SP | Todo Mundo RP
12 de maio de 2014

Como está o mercado de trabalho para os estudantes de RP da UFPB?

O livro “Jogo da Empregabilidade: identidade e atuação dos diplomados em Relações Públicas pela UFPB” será lançado no Abrapcorp e no Intercom, respectivamente, nos próximos dias 14 e 15 de maio. O primeiro evento é promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas e ocorrerá em Londrina – Paraná, na Universidade Estadual de Londrina (UEL).

O segundo lançamento será, às 15h, no auditório do Departamento de Mídias Digitais (DMID), na UFPB, integrando a programação do XVI Intercom Nordeste 2014 – evento promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

De autoria das professoras do departamento de comunicação Josilene Ribeiro e Jamile Paiva; do mestre em Ciência da Informação André Luiz França; do mestrando em Comunicação Gustavo Freire; das diplomadas Karen Soares, Karen Oliveira, Maysa Romão, Luanna Maia e Tairine Ferraz; e do aluno Felipe Anacleto, a publicação é fruto das reflexões geradas pela pesquisa “Mercado de Trabalho e Atuação dos Profissionais de Relações Públicas Formados pela UFPB”, aprovada pelo Programa de Iniciação Científica (PIVIC 2012/2013).

O livro historiciza e examina em profundidade tanto a dimensão teórica quanto a prática, evidenciando as encruzilhadas, as fronteiras e limites da profissão face ao mercado de trabalho. Traz ainda uma avaliação do curso de Relações Públicas da UFPB e avalia a contribuição da formação acadêmica para a empregabilidade dos diplomados por esta Instituição de ensino.

De acordo com a coordenadora da pesquisa, a professora Josilene Ribeiro: “acredito que os resultados do nosso estudo chegam em um momento oportuno, contribuindo para o aprofundamento das discussões, durante o Intercom, sobre os rumos das Relações Públicas e as competências requeridas pelo mercado aos profissionais da comunicação”. “Convencer e Conviver: 100 anos de Publicidade, Propaganda e Relações Públicas” é o tema do Intercom 2014, escolhido para celebrar as criações da agência de propaganda Eclética e do serviço de relações públicas da Light em São Paulo, em 1914.

Voltado para estudantes, pesquisadores e professores das Relações Públicas e comunicação organizacional, a obra já pode ser adquirida nas versões impressa ou digital aqui.

 

Sinopse do livro

O caráter abrangente da atividade de Relações Públicas aliado à ausência de uma definição precisa e de uma delimitação de seu objeto de estudo, historicamente, têm limitado o crescimento da profissão e a inserção dos profissionais no mercado de trabalho brasileiro.

A inquietação gerada pela falta de oportunidades no mercado de trabalho local e de reconhecimento e valorização da profissão motivou a pesquisa intitulada “Mercado de Trabalho e Atuação dos Profissionais de Relações Públicas Formados pela UFPB”, a qual se propôs avaliar a contribuição da formação acadêmica para a empregabilidade dos diplomados por esta Instituição de ensino.

As percepções acerca das representações sociais, da identidade, dos problemas e dilemas das Relações Públicas são algumas das cartas postas à mesa na busca de esclarecer as questões que envolvem o, até então, enigmático jogo da empregabilidade – um jogo que coloca em xeque o lugar das Relações Públicas entre dois campos de saber, comunicação e administração.

 

Convidados RP
Convidados RP
Convidado Relações Públicas. Este post foi escrito por um convidado do #Blogrelacoes e as informações e opiniões aqui contidas não necessariamente condizem com as dos autores do Blog. Para saber mais sobre o autor do texto consulte o final do post.
Acompanhe:
Como está o mercado de trabalho para os estudantes de RP da UFPB?

Comentários

7906