O livro “Jogo da Empregabilidade: identidade e atuação dos diplomados em Relações Públicas pela UFPB” será lançado no Abrapcorp e no Intercom, respectivamente, nos próximos dias 14 e 15 de maio. O primeiro evento é promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas e ocorrerá em Londrina – Paraná, na Universidade Estadual de Londrina (UEL).
O segundo lançamento será, às 15h, no auditório do Departamento de Mídias Digitais (DMID), na UFPB, integrando a programação do XVI Intercom Nordeste 2014 – evento promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.
De autoria das professoras do departamento de comunicação Josilene Ribeiro e Jamile Paiva; do mestre em Ciência da Informação André Luiz França; do mestrando em Comunicação Gustavo Freire; das diplomadas Karen Soares, Karen Oliveira, Maysa Romão, Luanna Maia e Tairine Ferraz; e do aluno Felipe Anacleto, a publicação é fruto das reflexões geradas pela pesquisa “Mercado de Trabalho e Atuação dos Profissionais de Relações Públicas Formados pela UFPB”, aprovada pelo Programa de Iniciação Científica (PIVIC 2012/2013).
O livro historiciza e examina em profundidade tanto a dimensão teórica quanto a prática, evidenciando as encruzilhadas, as fronteiras e limites da profissão face ao mercado de trabalho. Traz ainda uma avaliação do curso de Relações Públicas da UFPB e avalia a contribuição da formação acadêmica para a empregabilidade dos diplomados por esta Instituição de ensino.
De acordo com a coordenadora da pesquisa, a professora Josilene Ribeiro: “acredito que os resultados do nosso estudo chegam em um momento oportuno, contribuindo para o aprofundamento das discussões, durante o Intercom, sobre os rumos das Relações Públicas e as competências requeridas pelo mercado aos profissionais da comunicação”. “Convencer e Conviver: 100 anos de Publicidade, Propaganda e Relações Públicas” é o tema do Intercom 2014, escolhido para celebrar as criações da agência de propaganda Eclética e do serviço de relações públicas da Light em São Paulo, em 1914.
Voltado para estudantes, pesquisadores e professores das Relações Públicas e comunicação organizacional, a obra já pode ser adquirida nas versões impressa ou digital aqui.
Sinopse do livro
O caráter abrangente da atividade de Relações Públicas aliado à ausência de uma definição precisa e de uma delimitação de seu objeto de estudo, historicamente, têm limitado o crescimento da profissão e a inserção dos profissionais no mercado de trabalho brasileiro.
A inquietação gerada pela falta de oportunidades no mercado de trabalho local e de reconhecimento e valorização da profissão motivou a pesquisa intitulada “Mercado de Trabalho e Atuação dos Profissionais de Relações Públicas Formados pela UFPB”, a qual se propôs avaliar a contribuição da formação acadêmica para a empregabilidade dos diplomados por esta Instituição de ensino.
As percepções acerca das representações sociais, da identidade, dos problemas e dilemas das Relações Públicas são algumas das cartas postas à mesa na busca de esclarecer as questões que envolvem o, até então, enigmático jogo da empregabilidade – um jogo que coloca em xeque o lugar das Relações Públicas entre dois campos de saber, comunicação e administração.