Na era da impaciência e dos vídeos de 15 segundos

Evento: 1ª imersão RP em SP | Todo Mundo RP
12 de maio de 2014
[evento] RP Manaus promove o “Espaço Aberto”
15 de maio de 2014

Na era da impaciência e dos vídeos de 15 segundos

Li uma notícia no blog Brainstorm9 e só confirmei um comportamento que eu e muitos usuários de internet têm repetido: estamos impacientes! Não conseguimos ver vídeos, ler textos ou escutar músicas longas…

Para a Dra. Kit Yarrow, professora de psicologia e marketing na Golden Gate University de San Francisco, há a defesa de que não se trata de uma simples tendência de comportamento, mas sim uma mudança no nosso cérebro que traz consequências para o marketing e a publicidade.

Segundo o blog e dados do Spotify, mais da metade das canções são ‘puladas’ em algum momento.

Aliada a essa impaciência, sobretudo das gerações mais jovens, a nossa capacidade de concentração despenca a cada dia. Preocupante.

Outro aspecto analisado pela professora Yarrow, é a expectativa dos consumidores em relação às marcas: consumidores com pouca paciência para lidar com processos de compra complicados, faltas no estoque e entregas demoradas. Problemas não resolvidos vão desembocar em redes sociais! Conhecem? 😉

Ainda falando dos dados do Spotify, quase 25% de todas as músicas são puladas nos primeiros 5 segundos; mais de 33% das canções são ouvidas por apenas 30 segundos, e quase metade de todas as músicas são puladas em algum momento antes do final.

Tais dados me fazem pensar sobre os formatos de anúncio no Youtube…aqueles 5 primeiros segundos são cruciais para se reter a audiência. Ou se é extremamente interessante ou o botão de “Skip” (pular) vai rolar solto!

Os dados têm a ver com disponibilidade de tempo e não com faixa etária, diz um dos organizadores dos dados do estudo do Spotify e diretor da Echo Nest, Paul Lamere. Além disso, quanto mais tempo livre temos, maior a chance de pularmos uma música, visto que estamos mais focados no player e na atividade do que quando simplesmente deixamos a música rolar.

Será que esse comportamento explica os vídeos de 15 segundos do Instagram ou os de 6 segundos do Vine? Um dos canais que mais me agrada no Instagram é o de Receitas em 15 segundos. Minha avó diria: uma receita de bolo em 15 segundos? Sim, vó, uma receita mash up de bolo em 15 LONGOS e DIRETOS segundos.

 

 

 

Carol Terra
Carol Terra
Carolina Terra é doutora e mestre em Interfaces Sociais da Comunicação, ambas pela Escola de Comunicações e Artes da USP. É pesquisadora, consultora e professora de Mídias Sociais e Comunicação Organizacional, atuando como docente na Fecap, FAAP, Belas Artes e ECA-USP. É autora do livro Blogs Corporativos (Difusão Editora) e editora do blog RPalavreando.
Acompanhe:
Na era da impaciência e dos vídeos de 15 segundos

Comentários

7923