Minha “social media cup”

[evento] Empreendedorismo e inovação na UFRGS
16 de junho de 2014
O Twitter não morreu
26 de junho de 2014

Minha “social media cup”

Sabíamos que as mídias sociais exerceriam um papel crucial na Copa do Mundo do Brasil. Isso porque estamos vivendo uma explosão de acessos às mídias sociais via mobile e via dispositivos móveis em geral. Além disso, nós, brasileiros, somos um povo gregário, comunicativo, social, por natureza. Isso só amplifica o poder das mídias sociais em nosso país e em nossos eventos.

Uma das minhas tarefas, como gerente de mídias digitais, é realizar a cobertura dos jogos do Brasil, em tempo real, nos perfis de mídias sociais da marca Garoto, uma das patrocinadoras nacionais da Copa.

Falar do jogo, das situações inusitadas que presencio no estádio e nos arredores, usar os memes, “casar” a marca com o futebol e assim por diante.

Independente disso, estamos assistindo as marcas gerando muito conteúdo acerca da Copa, dos jogos, dos times, das situações. Tudo isso com o intuito de envolver o usuário, estimulá-lo a interagir com as marcas e causar uma boa impressão de inserção das organizações não só na mídia do momento, mas também no cotidiano do usuário.

Outro aspecto que vale a pena ser comentado é o fenômeno da segunda tela. Ao mesmo tempo em que acompanham os jogos pela TV (seja ela online ou tradicional), as pessoas e as marcas narram momentos, comentam situações, fazem piadas, comentários e marcam presença no maior evento de futebol do mundo.

Será que inauguramos uma nova era em que tudo deve ser expresso TAMBÉM nas mídias sociais? Vejo novela, jornal, comercial, jogo, seriado e continuo as conversações nas redes? O que você acha disso?

Carol Terra
Carol Terra
Carolina Terra é doutora e mestre em Interfaces Sociais da Comunicação, ambas pela Escola de Comunicações e Artes da USP. É pesquisadora, consultora e professora de Mídias Sociais e Comunicação Organizacional, atuando como docente na Fecap, FAAP, Belas Artes e ECA-USP. É autora do livro Blogs Corporativos (Difusão Editora) e editora do blog RPalavreando.
Acompanhe:
Minha “social media cup”

Comentários

8015