O Twitter não morreu

Minha “social media cup”
25 de junho de 2014
Estudo da Aberje mostra 52% das organizações já possuem regras definidas para a gestão das mídias
2 de julho de 2014

O Twitter não morreu

Este post foi escrito por Tuane Nicola. Participe você também do #Blogrelacoes, veja como aqui!

Com 8 anos de existência completados neste ano, o Twitter segue entre as principais redes sociais, especialmente no Brasil onde se mantém entre os cinco maiores mercados do microblog em termos de usuários e faturamento.

Muito se falou sobre seu declínio nos últimos tempos, a rede social que foi criada em 2006 e teve seu auge entre os anos de 2009 e 2011, foi tema de discussões sobre o propósito de sua existência e a queda de sua audiência, mas isso não significa que o microblog irá morrer.

O conceito inicial da ferramenta continua o mesmo: os textos de 140 caracteres, mas o Twitter vem sofrendo mudanças, que ficam claras frente à este cenários e a fatores como a migração dos internautas para outras redes sociais, como foi o caso do Orkut X Facebook. As mudanças realizadas na rede social e o comportamento dos usuários podem ser levadas em conta ao se pensar nessa nova fase.

A seguir apresento 5 questões que enfatizam porque o Twitter está mais vivo do que nunca:

 

  1. O Twitter lançou, no fim de março, a função photo collage, que permite acrescentar várias fotos em uma postagem como forma de potencializar o apelo visual e também ir além das informações presentes apenas nos 140 caracteres. Veja mais aqui.
  2. Em abril, também nos deparamos com o novo layout do Twitter (que lembra o Facebook) que dá mais ênfase ao perfil dos usuários e às imagens. A mudança porém, não está somente na cara do blog, ela oferece visibilidade às postagens com mais engajamento, além da fixação de tweets e a possibilidade de filtrar respostas e conteúdos.
  3. Outra questão são os dispositivos móveis que potencializam as redes sociais. Segundo pesquisa da Folha, 80% do Twitter, no Brasil, é composto por usuários móveis; a rede social é a principal ferramenta de segunda tela utilizada no país. As novidades do Twitter também estão nas mudanças dos aplicativos para Android e Iphone, com novos recursos e maneiras de navegação.
  4. O sucesso do Twitter também deve-se à televisão., Ainda de acordo com a pesquisa da Folha, 97 % dos tuiteiros assistem TV todos os dias, o que demonstra a forte integração do Twitter com outras mídias e que a nova maneira de assistir TV dos brasileiros também está mudando a televisão. Temas como Carnaval, sorteio da Copa do Mundo de 2014 e novelas tiveram grande destaque em número de publicações, sem esquecer do #Selfie do Oscar retuitada 3,4 milhões de vezes e que demonstrou a grande força do Twitter nesse quesito.
  5. O uso do Twitter pelas empresas também não morreu e é muito importante: 85% dos usuários do Twitter conversam regularmente com amigos sobre produtos, 84 % seguem as marcas na plataforma e, destes, 49% buscam atendimento ao consumidor, segundo a Folha.

 

Vida longa ao passarinho azul!

Tuane Nicola, gaúcha, gremista, acadêmica do último semestre de Relações Públicas Multimídia da UFSM, autora e fundadora do blog Fantástico Mundo RP. Pintora e praticante de Muay Thai nas horas vagas, amante de Relações Públicas digitais. On the road to find out. Twitter: @tutinicola

 

 

 

 

 

Fontes:

Usuários móveis são 80% do Twitter no Brasil, diz pesquisa do Microblog.

Quatro em cada cinco usuários, ou 80% do total, acessam o Twitter pelo smartphone. Leia mais em: http://www1.folha.uol.com.br/tec/2014/04/1441760-usuarios-moveis-sao-80-do-twitter-no-brasil.shtml

Novo Layout do Twitter: https://blog.twitter.com/2014/coming-soon-a-whole-new-you-in-your-twitter-profile

História do Twitter: http://hojenahistoria.seuhistory.com/twitter-e-fundado

Twitter no Brasil: http://idgnow.com.br/internet/2014/03/19/mais-de-60-dos-usuarios-do-twitter-no-brasil-sao-moveis/

Mudanças nos aplicativos do Twitter: https://blog.twitter.com/pt/2013/twitter-agora-permite-fotos-em-mensagens-diretas-e-navegacao-entre-historicos

Fonte da imagem ilustrativa: http://www.nytimes.com/2013/11/07/technology/twitter-prices-ipo-at-26-a-share.html?_r=0

Convidados RP
Convidados RP
Convidado Relações Públicas. Este post foi escrito por um convidado do #Blogrelacoes e as informações e opiniões aqui contidas não necessariamente condizem com as dos autores do Blog. Para saber mais sobre o autor do texto consulte o final do post.
Acompanhe:
O Twitter não morreu

Comentários

7997