Foi em um bate papo (informal e mobile) que o Pedro Prochno sugeriu que eu contasse um pouco de como fiz a cobertura da Copa do Mundo para a marca para a qual trabalho, que é a Garoto.
Eu tive um papel de produtora de conteúdo antes e depois dos jogos e, sobretudo, em tempo real. Deveria encontrar conexões entre a Copa, o mundo do futebol, a marca e a partida em si. Isso em falar na seleção brasileira. Tudo isso porque:
1) A Garoto era patrocinadora não só da Copa do Mundo da FIFA 2014 no Brasil, como também era patrocinadora da seleção brasileira.
2) Eu fui credenciada como mídia online/digital para o evento e tinha como missão ser a porta voz da marca para o público.
Assim sendo, para dar visibilidade aos patrocínios e evidenciar que a marca fazia parte desse grande espetáculo, minha missão era falar dos bastidores, do que acontecia na torcida, em campo e tudo isso relacionado à marca. Também tínhamos artistas e celebridades que nos acompanhavam e isso também era relatado em nossas postagens.
Em meio a tudo isso, tínhamos os conteúdos cotidianos dos perfis, associados aos produtos, datas, frases etc. e também lançamos uma rádio mobile com o objetivo de noticiar conteúdos ligados à Copa.
Como fiz toda a cobertura? Via mobile! Levava meus dois celulares (particular e do trabalho) para o estádio, ia inicialmente para o media center, depois subia para a tribuna de imprensa e de lá junto com os jornalistas mais importantes da cena esportiva, eu fazia a cobertura do jogo. Tudo sendo fotografado, escrito e produzido com dois iPhones!
Vejam, abaixo, algumas postagens que produzi durante as partidas:
https://twitter.com/Garoto/status/488407399095889920
https://twitter.com/Garoto/status/487007059880460289
https://twitter.com/Garoto/status/486923626047094784
https://twitter.com/Garoto/status/485191593344135170
https://twitter.com/Garoto/status/485178533011271680
http://instagram.com/p/qZgKF_xZJ9/
http://instagram.com/p/qPjyDARZPz/
http://instagram.com/p/qPL6dbxZDE/
http://instagram.com/p/qXKNfvxZHM/
http://instagram.com/p/qNNtrpxZLO/ (esse post foi recorde sem nenhum investimento financeiro)
Não tenham dúvidas: tanto o nosso trabalho como comunicador, quanto o público, as audiências estarão cada vez mais plugados no on e off line ao mesmo tempo. Os dispositivos móveis são a nossa conexão, o nosso passaporte para esse novo mundo!
E se você ainda tiver dúvidas do quanto as redes sociais foram cruciais nessa copa, veja essa matéria do Adnews: http://www.adnews.com.br/internet/final-da-copa-e-o-evento-esportivo-mais-comentado-da-historia-do-facebook.
Foi bom, valeu demais! 🙂
Comentários
8154