Pretargeting: O futuro, dentro do presente

Quem está por trás da RP Week?
29 de julho de 2014
Um mês para entrar para a história!
1 de agosto de 2014

Pretargeting: O futuro, dentro do presente

Estive lendo e conversando com um colega de trabalho sobre o pretargeting, interessante inovação para o mundo da comunicação digital. O pretargeting é uma evolução do retargeting, que lê o que você fez no passado, para te dar noticias ou indicar produtos que você já comprou ou se interessou (no passado), enquanto o pretargeting usa a tecnologia do presente para o futuro.

O que supostamente fizermos agora, o pretargeting, através de diversas informações e comparação de dados vai propor o que  queremos no futuro. Uma grande tendência de que essa tecnologia saber o que nós queremos, antes de passar pela nossa cabeça.

Um exemplo bem fácil para entender o pretargeting é uma procura por cafés, se eu curtir diversos posts sobre café, acessar sites para saber sabores de café, procurar por cafeterias renomadas e  comprar acessórios para implementar meu café. O pretargeting vai me mostrar viagens para Colômbia, onde tem um dos melhores cafés do mundo. Se eu for realmente apaixonada, planejarei as minhas férias para Colômbia apreciar um bom café. Já pensou. Huuum!

Outros recursos que usam o pretargeting são os assistentes pessoais: Cortana, Siri, Google Now e Tina – vc pode ver a diferença dos aplicativos aqui.

O serviço de avisa tudo, faz praticamente tudo por vocês, quanto tempo você precisa sair antes da sua reunião, quanto tempo você tem de uma atividade para outra, quanto tempo você tem para dormir, te mostra os tipos de restaurantes que você gosta de ir e estão perto de você, realmente prevê o futuro, para agilizar o seu presente.

Fica aqui uma “provocação” da Microsoft para a Apple, falando da baixa qualidade do seu recurso de pretargeting:

http://youtu.be/w0pjD4qpIpg

Agora cabe a nós, pensarmos um pouco nas novas estratégias de marketing e sempre facilitar a ajuda do seu target.

 

 

Belle Silva
Belle Silva
Consultora de Planejamento Digital; fundadora e editora do blog A Bordo da Comunicação. Monitora de sala na ESPM nos cursos de Redes Sociais e Inovação Digital e Planejamento Digital. Co-organizadora da Arena Virtual na Feira do Empreendedor Recife 2010 e 2012, e também da versão Arena Digital Pocket em 2011. Escreve sobre Inovação e tecnologia no blog Relações e também é Head of Strategy & Business Development da Blending Visions.
Acompanhe:
Pretargeting: O futuro, dentro do presente

Comentários

8291