[guest post] Os desafios de uma Relações Públicas

Música de marca no ambiente digital: tendência?
8 de setembro de 2014
Ter um piso salarial é bom?
23 de setembro de 2014

[guest post] Os desafios de uma Relações Públicas

Este post foi escrito por Karina Santos Grassmann. Participe você também do #Blogrelacoes, veja como aqui!

Conversando com a querida amiga e inspiradora Carolina Terra, ela me sugeriu contar um pouco da minha trajetória profissional aqui, segui a dica e espero que vocês gostem.

Quando comecei a cursar a faculdade de Relações Públicas, confesso que não sabia muito como e onde eu deveria atuar. O que me atraiu nessa profissão foi a arte de planejar, organizar, pensar de forma estratégica. Durante a faculdade e até hoje sempre escuto: O que faz um RP? E aproveito para enfatizar o máximo a importância e o papel fundamental que nós RPs temos na comunicação de qualquer empresa.

Assim que ingressei na faculdade tratei logo de procurar um estágio, pois somente assim eu colocaria a mão na massa e me desenvolveria como profissional. Foi uma escolha difícil, pois os estágios na época a remuneração era baixíssima, trabalhávamos 8 horas, e não tínhamos quase nenhum beneficio, e para piorar eu bancava a faculdade. Muitos colegas de classe não fizeram essa opção, continuaram trabalhando nos seus antigos empregos, e a maioria deles não conseguiram atuar como RP. Uma dica que eu dou para quem está na faculdade é: faça estagio! O sacrifício valerá a pena. Não será fácil, eu sei, mas os frutos virão, e serão incríveis. Pode acreditar.

Durante a faculdade e até dois anos depois de formada, eu trabalhei numa agencia de RP, não era uma agencia grande, e nessas trabalhamos muito e também aprendemos muito. Tive a oportunidade de trabalhar com grandes profissionais e atuar com empresas de vários segmentos.

Certo dia você quer voar, arriscar novos caminhos e decide partir. Assim que sai dessa agencia comecei a participar de três processos seletivos na área de comunicação. Como vocês sabem esses processos são longos, varias etapas de seleção e demoram meses para serem concluídos. No meio disso tudo, uma gerente de marketing com quem eu já havia trabalhado me ligou e disse que estava precisando de uma profissional com o meu perfil para ajuda-la, e dar continuidade nas ações de RP no Brasil, mas para isso, eu teria que abrir a minha própria agência (mais conhecida como eugência) e começar uma nova história.

Senti um frio na barriga, ansiedade, medo, mas eu não tinha nada a perder, era arriscar e aprender. Isso aconteceu há quatro anos, e desde então tenho me superado como RP, administradora, empreendedora. Nesses quatros anos amadureci muito como pessoa e profissional, são muitos desafios dia após dia, e a insegurança o medo sempre nos acompanham, mas até acho bom, me mantem alerta, eles me tiram de qualquer zona de conforto. Trabalhar por conta, deixar de ser um colaborador, e assumir a linha de frente não é uma estrada certeira, não é fácil conquistar e manter clientes, não ter salário fixo, do dia pra noite entender de tributação, negociação, fluxo de caixa… Mas acredito que a vontade de fazer dar certo direciona o nosso caminho, e as coisas acontecem e fluem sempre de uma forma positiva para nós. Hoje já conto com alguns parceiros, que me auxiliam em alguns projetos, e eu acompanho tudo de perto. É muito trabalho, e por isso, temos que amar, desfrutar do dia a dia, se não, não vale a pena.

Outra dica que posso dar para quem está começando é muito importante uma autoanalise, e identificar no que você é bom, o que você tem como facilidade, qual é o seu diferencial, e tentar encontrar caminhos onde essa facilidade seja colocada em uso. Seja otimista, cerque-se de pessoas otimistas, pois assim a caminhada é mais leve. E para finalizar tenha coragem, acredite, enfrente os desafios. Haverá medo, insegurança, no entanto, tenha coragem e enfrente o medo, porque o medo vai existir, existiu para mim e para outros profissionais, a diferença está no agir apesar do medo. Enfim, supere-se!

Boa sorte e muito sucesso para vocês! 😉

[divider_flat]

Karina Santos Grassmann é formada em Relações Públicas, e especialista em Administração de Empresas e Marketing, pela PUC-SP. Atualmente é gerente de projetos da agência Actual Comunicação e atua como consultora de Comunicação Corporativa. LinkedIn

 

 

[divider_flat]

Convidados RP
Convidados RP
Convidado Relações Públicas. Este post foi escrito por um convidado do #Blogrelacoes e as informações e opiniões aqui contidas não necessariamente condizem com as dos autores do Blog. Para saber mais sobre o autor do texto consulte o final do post.
Acompanhe:
[guest post] Os desafios de uma Relações Públicas

Comentários

8357