Dia da Satisfação Pública: por um governo mais transparente

10 coisas que todo RP deveria fazer | Volume 4
21 de outubro de 2014
Gauchos e Catarinenses, quem é o melhor RP da região?
3 de novembro de 2014

Dia da Satisfação Pública: por um governo mais transparente

Não importa de qual lado você esteja, acredito que vá concordar comigo: essas eleições estão parecendo final de Copa do Mundo.

Mais do que eleitores conscientes e políticos com proposta claras, estamos vendo torcidas organizadas de lados opostos do campo.

Que já nem pensam muito no porquê estão gritando e xingando o adversário.

Adoraria que alguém perguntasse: candidat@, se você perder de que forma acredita que pode colaborar para que uma verdadeira mudança se concretize, em prol do povo brasileiro? #sonhomeu

Eu desisti de pensar em político bom ou ruim. Político é que nem bumerangue (olha o Collor aí!): sai hoje e volta amanhã, em toda a velocidade.

Falo com tranquilidade, e talvez você até me acuse de “despolitizada”, pois estou vendo tudo de longe e não votei nestas eleições.

Mais: vejo o momento do ponto de vista de onde toda a corrupção começou – com as colonizações, há mais de 500 anos.

Caiu o império, subiu a república, acabou a escravidão. Não se mudam 500 anos de práticas escusas em um mandato, talvez nem em 50 anos.

Imagem: revista Istoé

Mas eis que no meio da gritaria um grupo de profissionais de comunicação super engajado cria uma iniciativa singela e ancorada nos valores que faltam nas eleições e na política.

Ética, consciência, transparência, propostas claras, responsabilidade, estratégia, resolva, arrisque-se, surpreenda, seja foda – quem já viu palestra do Todo Mundo Precisa de um RP sabe do que eu estou falando.

O OCI – Observatório da Comunicação Institucional inventou o Dia da Satisfação Pública: um dia que dá a chance dos governantes se COMUNICAREM com o público resgatando todos esses valores. Todos os anos, no dia 24/10.

Esse dia será destinado para que o governante – presidente, governador, prefeito – se dedique a responder publicamente perguntas formuladas por especialistas (a serem definidos) e debater, ao vivo, sobre os assuntos mais importantes do período.

O público quer que o próprio eleito venha dar satisfação de seus atos e que fale sobre tudo, fora do contexto de eleições.

Não há mudança política que vá fazer alguma coisa de fato sem que isso inclua a nossa mudança individual de cada dia.

Acredito que assim como cabe ao político ser transparente, cabe ao empresário lembrar que a sua empresa tem um dever moral de responsabilidade social e que por isso precisa dialogar direto com os três poderes condições de fazer mais e melhor.

O povo precisa cobrar essa responsabilidade também e não apenas lutar pró-Dilma e pró-Aécio.

Ser politizado é mais do que ter discurso. É ter atitude de mudança.

Porquê falar é fácil, quero ver fazer algo diferente. Não acredito em executivos que vão para a rua protestar.

Quem lidera o que quer que seja (empresas, iniciativas, pessoas) só tem uma coisa a fazer: liderar e dar o exemplo. E ainda estamos longe disso nas empresas…

Ver duas vezes no mesmo ano o nosso país tomar “7×1” é bem desolador.

E dessa vez incomoda mais: se na primeira, contra a Alemanha, foi uma ressaca moral que atingiu principalmente a seleção, dessa vez vão ser 7 gols-contra. Vamos perder contra nós próprios e dentro de casa.

E a culpa, claro, vai ser delegada única e exclusivamente a quem coordenar a bagunça: Dilma ou Aécio, eu não acredito que nenhum deles seja capaz de realmente mudar o jogo.

Final da Copa de 2014

Será que o povo tem fôlego para fazer mais do que reclamar?

Veremos assim que sair a recolha de assinaturas do OCI para transformar o Dia da Satisfação Pública em projeto de Lei.

Ariane Feijó
Ariane Feijó
Trabalha com Relações Públicas e Marketing Digital há mais de 15 anos tendo passado por grandes multinacionais como Dell (Brasil), KPMG e Lloyds TSB (Inglaterra) e trabalhado com países como Estados Unidos, Alemanha, França, Espanha, Rússia e Índia. É sócia do coletivo Todo Mundo Precisa de um RP e idealizadora do Inbound PR, metodologia que desenvolveu para combinar inbound marketing com RP e aplica em empresas de diversos portes.
Acompanhe:
Dia da Satisfação Pública: por um governo mais transparente

Comentários

8498