Reputação vale mais do que dinheiro!

Baixe o ebook: pinguins, storytelling e RP no natal em Londres
11 de novembro de 2014
Sou uma comunicadora introvertida, e agora?
20 de novembro de 2014

Reputação vale mais do que dinheiro!

Que reputação é um bem intangível (não que eu concorde lá muito com isso), todo relações-públicas sabe. Mas hoje saiu uma nota na coluna da Mônica Bergamo da Folha de S. Paulo que mostra que a reputação vale, na verdade, muito dinheiro, mas MUIIIITTTTOOOOO dinheiro mesmo!

As notas da coluna de Bergamo mostram que o acordo de delação premiada, envolvendo as empreiteiras da operação Lava Jato, passa por um impasse. Isso pois elas, claro, não querem admitir que cometeram crimes e nem entregar nomes de seus executivos para a investigação.

E tem mais, elas estariam dispostas ainda a pagar multas tão altas, que podem ultrapassar R$ 1 Bilhão, além de assinar TACs (Termos de Ajustamento de Conduta) para que problemas semelhantes de corrupção não ocorram novamente.

Veja bem o que está em jogo aqui, amigo RP: Uma empresa ACEITA pagar mais de R$ 1 BILHÃO (com “B”) de reais para não ter que assumir que ela ou que um de seus empregados cometeu um crime. Claro. Um acordo e pagamento de multa é uma coisa, ter marcado na história da empresa que ela assumiu que cometeu um crime é algo BEM diferente e muito mais “caro” em termos de Reputação e Imagem.

Acho que essa história pode começar a ajudar a precificar o quanto vale a reputação de uma organização.

Abraços
/Pedro Prochno

Pedro Prochno
Pedro Prochno
Sou fã das Relações Públicas*! Graduado em RP e com um MBA pela FGV, sou empreendedor na área e gerente de comunicação da Uber. Sou Pai do “relações”, Mergulhador, DJ e mto curioso! Adoro viajar, conhecer novas culturas, pessoas e formas de se ver o mundo!
Acompanhe:
Reputação vale mais do que dinheiro!

Comentários

8583