Que reputação é um bem intangível (não que eu concorde lá muito com isso), todo relações-públicas sabe. Mas hoje saiu uma nota na coluna da Mônica Bergamo da Folha de S. Paulo que mostra que a reputação vale, na verdade, muito dinheiro, mas MUIIIITTTTOOOOO dinheiro mesmo!
As notas da coluna de Bergamo mostram que o acordo de delação premiada, envolvendo as empreiteiras da operação Lava Jato, passa por um impasse. Isso pois elas, claro, não querem admitir que cometeram crimes e nem entregar nomes de seus executivos para a investigação.
E tem mais, elas estariam dispostas ainda a pagar multas tão altas, que podem ultrapassar R$ 1 Bilhão, além de assinar TACs (Termos de Ajustamento de Conduta) para que problemas semelhantes de corrupção não ocorram novamente.
Veja bem o que está em jogo aqui, amigo RP: Uma empresa ACEITA pagar mais de R$ 1 BILHÃO (com “B”) de reais para não ter que assumir que ela ou que um de seus empregados cometeu um crime. Claro. Um acordo e pagamento de multa é uma coisa, ter marcado na história da empresa que ela assumiu que cometeu um crime é algo BEM diferente e muito mais “caro” em termos de Reputação e Imagem.
Acho que essa história pode começar a ajudar a precificar o quanto vale a reputação de uma organização.
Abraços
/Pedro Prochno
Comentários
8583