5 vantagens de ser um comunicador introvertido

Entendendo a flexibilização das RPs pela história da profissão
8 de dezembro de 2014
A lista definitiva de resoluções de ano novo dos Relações Públicas
30 de dezembro de 2014

5 vantagens de ser um comunicador introvertido

comunicadora introvertida

Esse post foi escrito por Raquel Vandromel. Participe você também do #Blogrelacoes, veja como aqui!

Como confidenciei neste post, me descobri como uma comunicadora introvertida.

O mundo corporativo, em geral, estimula e espera um comportamento extrovertido por parte de seus comunicadores. E penso eu que, em vez de se esconder atrás de uma aparência extrovertida para ganhar terreno (mas ser infeliz), talvez seja mais interessante explorar as vantagens de ser introvertido.

comunicadora introvertida

Se você se identificou com algo no texto anterior e ficou desesperado, pensando “o que vou fazer agora?!”, calma, a Comunicação ainda é a profissão adequada para você.

Comunicadores introvertidos, uni-vos (cada um em sua baia, de preferência rs)!

Abaixo, listo as 5 vantagens de ser um comunicador introvertido:

Máxima atenção:

Introvertidos são bons ouvintes e bons observadores. Use isso ao seu favor, seja em uma reunião com cliente ou acompanhando um jornalista. Os detalhes e nuances podem passar despercebidos a quem não está, de fato, prestando atenção. E, acredite, qualquer detalhe faz a diferença.

Comunicação estratégica = comunique quando necessário:

Quem fala sem pensar, costuma pecar pelo excesso. E, é como diz o ditado sobre as coisas que não voltam atrás; uma vez dito, está no mundo e não dá para voltar. Muitos introvertidos pensam muito antes de falar, permitindo que as suas ideias se consolidem antes de serem compartilhadas. Esta é uma habilidade essencial para os profissionais de comunicação.

Maximizar as suas potencialidades:

Introvertidos tem a tendência a se especializarem em algo. Descubra algo que te interesse e desenvolva-o para se tornar realmente bom no que faz.

Em crises, explore sua introspecção:

A maioria dos introvertidos tende a ser reativa a mudanças ambientais e trabalha rapidamente para estabelecer o equilíbrio. Em momentos de crise, eles não ficam aparentemente sobrecarregados. Em vez disso, avaliam a situação para elaborar planos estratégicos e, assim, ajudar suas equipes a executá-los com sucesso.

Aprenda que o desconforto acontecerá eventualmente:

Nós, comunicadores, estamos invariavelmente expostos a situações que demanda ações como “follow”, ligações telefônicas incômodas e muito networking. Isso é incrivelmente desconfortável para você, mas às vezes, temos que fazer as coisas por um bem maior.

 

O fato é que em toda e qualquer personalidade, há pontos fortes e pontos fracos. Ser um comunicador introvertido é perfeitamente aceitável, acredite. Aos gestores, ao se deparar com um funcionário introvertido, explore os potenciais dessa personalidade, deixe-o “pensar sozinho” em vez de jogá-lo em uma reunião de brainstorming logo de cara.

Não estou dizendo que não somos compartilhadores, estou dizendo que para introvertidos, a criatividade flui melhor quando estão sozinhos.

Aos introspectivos, como eu, animem-se: há um lugar no grande universo para os nossos universos-concha por aí. E aqui deixo uma dica essencial: este TED Talks da Susan Cain sobre o ambiente de trabalho para os introvertidos…

comunicador introvertido susan cain introverts TED

Leia também:

Brasil Post, 23 sinais de que você é uma pessoa introvertida.

WIRED Magazine, Clive Thompson on the Power of Introversion.

Para conhecer mais sobre o assunto, a dica é o livro The Introvert’s Way: Living a Quiet Life in a Noisy World (Perigee Book), de Sophia Dembling.

 

 

 

Raquel Vandromel é formada em RP pela Cásper Líbero e trabalha na área de Relacionamento da Aberje.

 

Convidados RP
Convidados RP
Convidado Relações Públicas. Este post foi escrito por um convidado do #Blogrelacoes e as informações e opiniões aqui contidas não necessariamente condizem com as dos autores do Blog. Para saber mais sobre o autor do texto consulte o final do post.
Acompanhe:
5 vantagens de ser um comunicador introvertido

Comentários

8736