Mídias sociais como campo de testes da reputação?

Prazer, Relações Públicas.
3 de dezembro de 2014
Conheça o MBA da Aberje com a apresentação do curso e um tira-dúvidas
5 de dezembro de 2014

Mídias sociais como campo de testes da reputação?

Sempre acompanho ações das organizações nas mídias sociais, algumas comento, outras divulgo, outras, me abstenho…Essas abaixo, não pude deixar passar!

Tenho notado que a Volvo tem usado as mídias sociais para construir uma identidade, uma imagem e uma reputação para a sua marca, no sentido de afirmar e reafirmar atributos como precisão, estabilidade, espaço e controle. Com uma série de vídeos, até com celebridades abrindo espacate, a marca tem emplacado seus conceitos de maneira lúdica, divertida, viral e, tudo isso, via mídias sociais.

O último vídeo que se espalhou pelas redes foi o de um caminhão da marca, o Volvo FH, pilotado pelo apresentador e ex-piloto Tiff Needell – entra na pista de Ring Knutstorp (na Suécia) para competir com o Koenigsegg One:1, um dos carros mais rápidos do mundo. Vejam: um caminhão competindo com uma máquina veloz em plena pista de corrida.

Outra façanha documentada em vídeo e espalhada via mídias sociais foi a de um homem, Faith Dickey, se equilibrando em uma corda, atravessando de um caminhão para outro em uma estrada na Croácia, com direito a vento, túnel e tudo o que um bom filme de ação exigiria.

A marca também se perguntou, de forma bem humorada, quantos caminhoneiros caberiam na cabine do caminhão da linha FH. Em uma performance digna de Cirque du Soleil feita pelo grupo Cirkus Cirkör, da Suécia, mostraram os moços (nem tão caminhoneiros assim…hehehe) se aglutinando para caber no veículo.

E a mais viral das ações foi o legendário e eterno lutador Jean Claude Van Damme abrindo um sensacional espacate entre dois caminhões em movimento em uma estrada. O vídeo se tornou sensação e acabou gerando reações até mesmo de Chuck Norris (rs)!

Independentemente da criatividade e da assertividade com que as ações comunicaram as características e atributos da marca, o que quero evidenciar aqui é que a construção da reputação de uma marca, nos dias de hoje, passa pelas mídias digitais. Até mesmo de uma marca de caminhões super tradicionalista! E vc, vai ficar de fora? 😉

Boas festas e até 2015!

 

Carol Terra
Carol Terra
Carolina Terra é doutora e mestre em Interfaces Sociais da Comunicação, ambas pela Escola de Comunicações e Artes da USP. É pesquisadora, consultora e professora de Mídias Sociais e Comunicação Organizacional, atuando como docente na Fecap, FAAP, Belas Artes e ECA-USP. É autora do livro Blogs Corporativos (Difusão Editora) e editora do blog RPalavreando.
Acompanhe:
Mídias sociais como campo de testes da reputação?

Comentários

8623