A lista definitiva de resoluções de ano novo dos Relações Públicas

comunicadora introvertida
5 vantagens de ser um comunicador introvertido
11 de dezembro de 2014
bloquear facebook
Facebook usa storytelling em vídeos tutoriais para leigos
14 de janeiro de 2015

A lista definitiva de resoluções de ano novo dos Relações Públicas

Se você é um Relações Públicas como eu, esses últimos dias do ano são marcados por revisão dos últimos 12 meses. Coisas legais que aconteceram, as fotos mais lindas que conseguimos registrar, e, claro, tudo aquilo que queremos colocar na mala dos sonhos para realizar no ano que vem – as famosas resoluções de ano novo.

Esteja você na praia com os amigos, só no festerê e curtição, na companhia da família, ou longe de tudo e todos (eu! eu!), num cantinho frio e aconchegante do planeta, por maiores e melhores que sejam os planos de ano novo em algum momento você vai se perguntar: será que é isso mesmo que eu quero para mim? Será que eu consigo de verdade chegar lá?

planejamento resoluções ano novo relações públicas

Faço listas e revisões anuais desde os meus 15 anos e os longos planos de desejos muitas vezes se tornam listas de decepções ou listas acumuladas para o ano seguinte. E recentemente comecei a me preocupar menos com a lista e mais com a alegria do que efetivamente consigo construir.

Para ajudar quem se sentir meio perdido ou se perder pelo caminho, compartilho aqui uma lista curta, porém definitiva para realizar sonhos pessoais ou profissionais de ano novo. Vale para a vida pessoal e para o trabalho. Sim, definitiva e não se trata de receita de bolo. Definitiva porque é normal, super normal, errar o rumo, se questionar, perder pessoas, amigos, amores, perder a nos próprios, nos reencontrar nas esquinas do mundo – e nessas horas é importante ter um guia rápido para prosseguir…

Então agora, para as resoluções de ano novo, ou ao longo de 2015, guarde essa lista e use-a sempre que preciso:

1. (re)Comece de onde você está.

ideia no papel nao vale nada relações públicas

Não importa onde você parou. Se foi bom, pegue o aprendizado e siga adiante. Se foi ruim, pegue o aprendizado e siga adiante. A dor é inevitável, mas o sofrimento é sempre uma opção. A dor nutre a nossa coragem. É impossível sermos corajosos se não nos expusermos às circunstâncias da vida, ao que não conseguimos prever e planejar.

Permita-se sentir a dor, assim como você vive e transborda a alegria. A estratégia que não funcionou e a decepção de confiar em quem não mereceu a sua confiança. Planos são guias, mas o maior guia é a nossa *comunicação interna*, aquela que só comunica conosco e, como um barômetro, mostra que o caminho certo é aquele que faz você feliz com as suas escolhas.

2. Use o que você tem.

menos mimimi mais atitude relações públicas

Sempre podíamos ter mais. Mesmo quando temos tudo. Quando não conseguimos dar o próximo passo o problema não é a falta de recursos, mas o excesso de medos. Nos negócios usar o que se tem ganhou o nome de MVP – ou minimum viable product.

O mínimo produto viável para testarmos uma ideia e garantir que estamos no caminho certo. Qual é o mínimo que você precisa para colocar aquela ideia incrível em prática? E se você cortar um terço deste mínimo? Comece por aí. Com o primeiro passo, com o recurso que você tem, mesmo que este seja apenas você e a sua lista de contatos.

3. Faça o que você pode.

se relacionar bem é uma arte relações públicas

Começar é a parte mais difícil. Pense que por maior que seja a sua ideia, você terá tempo limitado, horas limitadas, energia limitada.

É preciso dividir o sonho em um dia de cada vez. Ao começar cada dia em 2015, tenha em mente a pergunta: quando encerrar o trabalho hoje o que eu quero ter alcançado que vai fazer com que eu olhe para trás e pense que o dia valeu a pena? Faça o dia render. Dê o primeiro passo hoje. Faça exercício hoje. Comece a dieta hoje. E, claro, tenha em mente os nossos 4 pilares da Todo Mundo Precisa de um RP: resolva, arrisque-se, surpreenda e seja foda.

Feliz ano novo com muito mais Relações Públicas ainda para todos nós!
Ariane Feijó
Ariane Feijó
Trabalha com Relações Públicas e Marketing Digital há mais de 15 anos tendo passado por grandes multinacionais como Dell (Brasil), KPMG e Lloyds TSB (Inglaterra) e trabalhado com países como Estados Unidos, Alemanha, França, Espanha, Rússia e Índia. É sócia do coletivo Todo Mundo Precisa de um RP e idealizadora do Inbound PR, metodologia que desenvolveu para combinar inbound marketing com RP e aplica em empresas de diversos portes.
Acompanhe:
A lista definitiva de resoluções de ano novo dos Relações Públicas

Comentários

8762