Facebook usa storytelling em vídeos tutoriais para leigos

A lista definitiva de resoluções de ano novo dos Relações Públicas
30 de dezembro de 2014
A linha – que não existe – entre o jornalismo e as Relações Públicas
15 de janeiro de 2015

Facebook usa storytelling em vídeos tutoriais para leigos

bloquear facebook

Um conceito que sempre foi muito forte para a publicidade tem dominado as ações mais criativas de comunicação.

Ele se chama storytelling (ou narrativa) e combinado com a tecnologia e a definição exata do públicos com base em comportamento de compra e não mais em dados demográficos, leva o relacionamento com as pessoas (consumidores, fãs, seguidores, etc) a um outro patamar.

Mas storytelling não conta toda a história do que é esse tal engajamento que toda a empresa, produto, social media e campanha de sucesso esperam.

Se no storytelling temos uma marca contando uma história de um produto de maneira envolvente, como fez a John Lewis recentemente, o storymaking usa uma abordagem mais RP e dialoga com os consumidores. Faz com que estes se sintam incluídos e colaborando com uma marca. Traz as suas histórias para o contexto da marca e, com isso, se aproxima de pessoas reais e não hordas incontroláveis de consumidores, até então conhecidos como “massa”. 🙂

Um exemplo de storymaking e storytelling?

A nova campanha do The Factory – Estúdio criativo do Facebook. São vídeos tutoriais com as funções mais básicas da rede social. Mas repare que mesmo você, expert em social media, vai gostar TANTO do vídeo que vai assistir até o fim. E, na verdade, deve mesmo.

Embora você não seja o público-alvo das dicas, os vídeos reforçam o posicionamento da empresa de dedicação ao aprimoramento da experiência do usuário e, literalmente, falam a língua de quem precisa dessas informações.

Confira:

Como compartilhar posts apenas com amigos:

compartilhar posts com amigos no facebook

Como bloquear (ou desbloquear) alguém: (Meu favorito!)

Como editar um post:

Ariane Feijó
Ariane Feijó
Trabalha com Relações Públicas e Marketing Digital há mais de 15 anos tendo passado por grandes multinacionais como Dell (Brasil), KPMG e Lloyds TSB (Inglaterra) e trabalhado com países como Estados Unidos, Alemanha, França, Espanha, Rússia e Índia. É sócia do coletivo Todo Mundo Precisa de um RP e idealizadora do Inbound PR, metodologia que desenvolveu para combinar inbound marketing com RP e aplica em empresas de diversos portes.
Acompanhe:
Facebook usa storytelling em vídeos tutoriais para leigos

Comentários

8797