Vou viajar a trabalho, e agora?

RP Week 2015 – Está dada a largada!
26 de abril de 2015
Qual faculdade de RP escolher? O Guia Definitivo!
5 de maio de 2015

Vou viajar a trabalho, e agora?

Viajar é muito bom! A gente se desconecta da nossa realidade e se conecta em um mundo de aprendizados, de novidades, de coisas diferentes. A verdadeira riqueza de uma viagem é a diversidade, é o termos contato com pessoas, culturas, gastronomias diferentes da nossa. É aí que aprendemos muito e ganhamos bagagem para a vida toda.

Mas tem uma hora na vida em que você vai precisar viajar pela sua empresa, para trabalhar, e você vai pensar: Opa! Só hotelzão, glamour, restaurantes e tudo mais, certo? É, quase isso….

Em março eu passei 26 dias viajando pela empresa que trabalho. Fui primeiro para Brasília por 3 dias, depois voltei para SP por 1 noite e no dia seguinte segui para a Cidade do México (México) onde ia ficar outros 15 dias. No meio da semana os planos mudaram e eu fui enviado para Bogotá (Colômbia) onde ia ficar por 8 dias, que também mudaram e viraram 11 dias. É, não foi tanto ~glamour~ assim hehe.

Como eu já fiz isso algumas vezes, de ficar entre aeroportos, hotéis e correria (pois foram 26 dias de trabalho, incluindo os sábados e domingos (sim)), resolvi colocar no ar esse post para ajudar você, que vai ter que viajar a trabalho pela primeira vez!

Antes de mais nada, se você quer ou almeja ter uma carreira em uma empresa internacional a primeira dica é: Tenha sempre um passaporte com visto americano válido! Na empresa que estou, como parte do processo seletivo, tive que viajar para os EUA de uma semana para a outra, literalmente. Imagina se meu passaporte não estivesse em dia?



Com isso arrumado tem uma listinha de coisas que temos que pensar sempre:

1. Qual o meu cargo e qual o tipo de viagem que vou ter que fazer!

É fundamental ter isso em mente principalmente para escolher quais roupas levar. A máxima do “você só pode levar uma mala que consegue carregar sozinho” é válida. Para tanto é muito importante escolher as roupas certas para não levar nada de mais ou de menos. Opte por roupas neutras, e não esqueça de ter uma opção para uma ocasião muito importante e outra para um momento completamente relax!

Leve calçados confortáveis. Uma viajem não é hora de tentar aquele sapato novo ou uma roupa “super-na-moda” que você tem.

2. Conheça as regras da sua empresa

Na minha empresa temos diferentes regras para os diferentes níveis hierárquicos. Como isso funciona na sua empresa? É bom saber antes quais os limites e como tem que ser feitos os reembolsos de alimentação para não exagerar. Normalmente o bom-senso sempre é o melhor aliado, mas conheça as regras da sua empresa.

3. Você está trabalhando e não passeando

Sim, claro que dá para conciliar as coisas (quase sempre), mas se não der lembre-se: Você está viajando pela empresa para trabalhar! Seja responsável. Uma empresa só envia um funcionário para algum lugar se ele for um “bem” valioso, reconheça isso e aproveite a chance para mostrar que eles fizeram a escolha certa 😉

4. Cumpra os horários (e fique atento com isso)

Se você vai viajar para o exterior, principalmente, lembre-se de que você ainda terá obrigações no seu país de origem. Normalmente viajar só faz a carga de trabalho dobrar :-/ Cuide com os fuso-horários e lembre-se de manter a agenda atualizada para não perder calls, horários e reuniões. Lá fora os horários costumam ser cumpridos, sempre!

5. Mantenha as finanças em dia

Lembra-se do ítem 2? Pois é, uma hora você vai ter que prestar contas das suas despesas para a empresa. Mantenha os recibos e notas fiscais em ordem para facilitar. Lembre-se de incluir as taxas de IOF na prestação de contas e, principalmente, separe aquilo que é despesa pessoal do que é despesa profissional!

6. Culturas e costumes locais

Detalhes podem fazer toda a diferença em uma viagem, especialmente para países de costumes e culturas diferentes da nossa, e não precisamos ir muito longe. Atente para a maneira mais adequada de cumprimentar uma pessoa, de se referir à ela, atente ao uso das palavras (e linguagem coloquial), costumes em refeições, etc. Causar boas impressões e ser cordial são sempre as melhores opções.

7. Inscreva-se em um programa de milhas

Muitas empresas (e acho que quase 100% delas), deixam os funcionários acumularem as milhas das viagens, portanto, use isso ao seu favor! Inscreva-se com antecedência em um programa de viagens e passe a acumular pontos 🙂

8. Alimentação

Eu sempre quero experimentar comidas novas e adoro descobrir a culinária local do lugar que estou, mas as vezes é bom se poupar. Alimente-se bem e não arrisque aquele prato exótico na noite anterior de uma reunião importante!

9. Faça um seguro de viagem

E aqui entram duas frentes: Um seguro de saúde para a viagem (e informe-se se você pode reembolsar esse custo pela empresa) e um seguro de bagagem também. Normalmente, se você comprar a sua passagem pelo cartão de crédito pode ser que você ganhem um dos dois. Eles podem ser ótimos aliados (se não vitais) no caso de um imprevisto. Não preciso nem dizer que é importante saber como eles funcionam ANTES de sair do país né?

10. Atenção aos documentos e bens “vitais”

Sim: VITAIS. Perder um passaporte ou um cartão de crédito durante uma viagem, ainda mais corporativa, pode ser um desastre completo! Use e abuse do cofre do seu quarto e, se ele não tiver um, pergunte se há um na recepção. Deixe o seu passaporte lá e um dinheiro para uma emergência (ou um cartão de crédito). É sempre bom se prevenir!

Eu escrevi no “Ideias na Mala” um outro post com coisas “para se lembrar sempre que for viajar“, qual sugiro que vocês leiam para complementar as informações desse aqui!

Planejamento é a chave de tudo, RPs 🙂

Boa viagem!

/Pedro Prochno

Pedro Prochno
Pedro Prochno
Sou fã das Relações Públicas*! Graduado em RP e com um MBA pela FGV, sou empreendedor na área e gerente de comunicação de uma start-up norte americana. Sou Pai do “relações”, Mergulhador, D, versátil e MTO curioso! Adoro viajar, conhecer novas culturas, pessoas e formas de se ver o mundo!
Acompanhe:
Vou viajar a trabalho, e agora?

Comentários

9012