Hoje é comemorado o Dia Global da Senha. Você está protegido na internet?

Panorama dos cursos e formandos de RP no Brasil
7 de maio de 2015
Semana de Comunicação da FECAP
8 de maio de 2015

Hoje é comemorado o Dia Global da Senha. Você está protegido na internet?

5 dicas para proteger a sua identidade online

Senhas já foram vistas como a melhor maneira de proteger a nossa identidade na internet. Atualmente, diante dia enorme quantidade de fraudes e roubo de dados que acontecem todos os dias, elas se tornaram apenas uma parte da nossa segurança.

Como hoje, 07/05, se comemora o World Password Day, ou o Dia Global da Senha 2015, a Nexmo decidiu compartilhar aqui 5 dicas para ajudar você a proteger de forma mais efetiva a sua identidade online:

 

1. Use duas vias de identificação (two-factor authentication ou 2FA): 2FA vem se tornando o padrão global para verificar identidades online. A própria Autoridade Bancária Europeia já exige que todos os prestadores de serviços de pagamentos online procedam com uma autenticação mais rígida antes de receber quaisquer pagamentos. Dezenas de serviços populares oferecem a autenticação 2FA, por isso informe-se antes de optar por um operador de pagamento online, de forma a escolher o mais seguro.

2. Escolha senhas mais fortes: Na hora de criar senhas, garanta que elas são difíceis de serem descobertas. Utilize uma variedade de caracteres diferentes, incluindo letras, números e símbolos. Alem disso, evite usar informações como datas importantes ou nome dos seus animais de estimação, já que estes são alguns dos primeiros alvos dos hackers quando buscam as suas informações online.

3. Tenha cuidado quando fizer login em computadores que não são seus: se você precisar usar um computador, tablet ou smartphone de alguém ou decidir trabalhar em um cyber café, lembre-se de fazer o log out quando terminar e desmarcar sempre a opção “lembrar senha” de todas as suas contas.

4. Use equipamentos protegidos: garanta sempre que os seus equipamentos todos possuem uma boa proteção. Tablets, smartphones, laptops e PCs precisam contra com anti-vírus. Há boas opções gratuitas que podem proteger você enquanto navega na internet, prevenindo que hackers acessem as suas informações ou que vírus infectem os seus equipamentos.

5. Dados biométricos não são tão seguros quanto parecem: os hackers podem replicar as suas impressões digitais de forma muito mais fácil do que se imagina. Um ótimo exemplo neste sentido foi quando a Ministra da Defesa alemã Ursula von der Leyen teve as suas impressões digitais copiadas a partir das marcas deixadas em janelas e outras superfícies. Não confie apenas nos seus dados biométricos para proteger equipamentos e combine-os sempre com uma segunda etapa de verificação.

E você: como garante a sua segurança digital? Compartilhe as suas dicas nos comentários.

 

Redação TMPRP
Redação TMPRP
Acompanhe:
Hoje é comemorado o Dia Global da Senha. Você está protegido na internet?

Comentários

9178