A gente, aqui no Blog Relações e na Todo Mundo Precisa de um RP, já se perguntou milhares e milhares de vezes: Quantos alunos e Cursos de RP tem no Brasil?
Sempre tentamos fazer umas contas loucas para chegar à um número real de alunos que se formam por ano no Brasil. Eu mesmo arriscava dizer que eram 4.000 formandos anuais… Ai, recentemente, eu pedi uma informações para o CONFERP e acabei recebendo uma tabela com esses números. Nada mais justo do que compartilhar com vocês!
O primeiro gráfico, abaixo, mostra a evolução do número de cursos de RP no Brasil de 2000 à 2013. Lembre-se que cursos é diferente do número de instituições que as oferecem pois, uma mesma instituição pode oferecer dois ou mais cursos (matutino, noturno, etc).
Reparem que logo depois da crise de 2008 o número de cursos explodiu (crescimento de 333%), mas em 2010 ele volta para um patamar menor e passa por um período de acomodação. Hoje existem no Brasil 62 instituições que oferecem o curso de RP. Confira a lista completa aqui.
O segundo gráfico interessante é sobre o número de formandos anuais no país. Também com dados de 2000 à 2013, ele segue mais ou menos o mesmo padrão do gráfico acima, com uma explosão no número de formandos em 2009.
Repetindo o padrão do número de cursos, o número de formandos cresceu 364% entre 2008 e 2009, muito né? Mas depois veio o período de acomodação.
Brincando um pouco com os números no Excel deu para separar o número de cursos e de formandos por Estado. Isso mostra pra gente onde estão o maior número de cursos e de formandos.
Repare que o Rio Grande do Sul, apesar de ter mais cursos de RP do que Minas Gerais, acaba formando menos profissionais por ano. É interessante reparar também que o número de cursos em MG não oscilou entre 2011 e 2013 e o número de formandos no RS oscilou pouco entre 2010 e 2013.
Encontrei também que na série histórica que temos (2000~2013) apenas 3 Estados nunca deixaram de oferecer o curso de RP: São Paulo, Rio Grande do Sul e BAHIA!
Com certeza esses números ajudam a gente a entender um pouco da dinâmica da profissão no país. Onde existem mais cursos, mais formandos e, por consequência, onde o mercado de trabalho deve ser um pouco mais maduro para receber esta profissão.
Se você acha que faltou algum dado ou cruzamento de informação aqui, me mande uma mensagem e eu publico em um próximo post 🙂
/Pedro Prochno
pedro@blogrp.todomundorp.com.br
Comentários
9136