Qual faculdade de RP escolher? O Guia Definitivo!

Vou viajar a trabalho, e agora?
29 de abril de 2015
Panorama dos cursos e formandos de RP no Brasil
7 de maio de 2015

Qual faculdade de RP escolher? O Guia Definitivo!

Vocês não consegue imaginar a quantidade de vezes que eu escutei essa pergunta. Se a gente somar todos os blogueiros de RP e pessoas de projetos da área o número de vezes deve se aproximar de infinito (ok, parei com os exageros). Mas foram muitas e muitas. Para ajudar a gente e todo mundo que pensa em cursar RP eu decidi montar esse “Guia definitivo” para você escolher a sua faculdade. E pq ele é definitivo? Pq ele indica todos os cursos do Brasil e torna a tua pesquisa muito mais fácil.

Se você já está certo de que RP é pra você, ótimo! Mas se você ainda tem dúvidas, não tem problema. Você pode acessar esse link, ler os textos e assistir aos vídeos. Vão te ajudar muito!



O primeiro ponto para escolher uma faculdade é pensar se você quer seguir carreira acadêmica (continuar estudando e desenvolvendo conhecimento em comunicação) ou se você quer seguir para o mercado de trabalho e, se a sua opção é a segunda, se você quer se especializar em algo ou se você quer ser mais generalista. Pode parecer complicado mas, pensar nesses pontos antes de escolher a faculdade, podem te ajudar um bocado.

Depois disso você tem que definir se quer continuar na sua cidade/Estado ou se topa mudar e, mais do que isso, se quer estudar em uma faculdade pública, privada ou confessional. Ser uma faculdade pública não necessariamente significa que ela é melhor do que outras.

Com esses macro-temas definidos, é só começar a acessar os sites das universidades abaixo e conhecer os cursos. Sim, é um trabalhão, mas se você já está com preguiça de pesquisar agora, amigo, melhor repensar a sua escolha por RP. RPs fazem pesquisa TODOS os dias!

Mas o que analisar em cada pesquisa?

  • Veja a grade curricular dos cursos e compare as matérias de cada uma delas
  • Veja se as matérias são mais “teóricas” ou mais “práticas” e compare com o seu objetivo (academia ou mercado)
  • Veja se a grade curricular contempla temas da atualidade como “comunicação digital”, por exemplo
  • Entenda que você está lá para aprender teoria, mas teoria de temas relevantes é importante
  • Busque entender se a grade é diversa ou mais focada em algum tema ou área

Depois dessa primeira etapa você já vai ter uma noção do que prefere. É valido complementar ela com:

  • Opiniões dos seus pais
  • Opiniões de atuais alunos das instituições que você está pesquisando
  • Opiniões de profissionais de mercado, atuantes na área, das instituições de seu interesse

Outra coisa que pode ajudar bastante é fazer visitas às universidades de seu interesse e participar dos “encontros com a coordenação” do curso para tirar dúvidas.

Bem, agora é mão na massa. Clique no botão para acessar a lista completa de universidades e faculdades que oferecem o curso de RP (gentilmente cedida pelo CONFERP) e colocar em prática toda a pesquisa.

Read more

Bem-vindo ao mundo das Relações Públicas.

/Pedro Prochno

Pedro Prochno
Pedro Prochno
Sou fã das Relações Públicas*! Graduado em RP e com um MBA pela FGV, sou empreendedor na área e gerente de comunicação da Uber. Sou Pai do “relações”, Mergulhador, DJ e mto curioso! Adoro viajar, conhecer novas culturas, pessoas e formas de se ver o mundo!
Acompanhe:
Qual faculdade de RP escolher? O Guia Definitivo!

Comentários

9107