Todo mundo quer a paz mundial (mesmo que não se comporte assim, sempre). É um pleito comum: ninguém gosta de viver com medo, receio, se preocupando com o que pode acontecer ao virar a esquina.
A Peace One Day é uma organização que tem como um de seus objetivos transformar o dia 21 de setembro em “O Dia Da Paz Mundial”. Criar um awareness em cima disto. Bela causa.
Ela fica melhor ainda quando o Burger King resolve entrar na causa, bolar uma campanha mirabolante para que, neste dia, em um restaurante pop-up, em Atlanta seja servido um sanduba especial, montado com ingredientes do seu Whopper e do Big Mac do McDonald’s. Sim, uma junção de duas das marcas que mais competem no mundo para uma causa comum: que pode haver competição e paz!
O Burger King montou um hotsite em 4 línguas, vídeos, peças publicitárias, uma narrativa excelente. Montou uma campanha para tentar convencer o seu concorrente a embarcar nesta. Todo mundo ansioso para o grande momento, a resposta do Mc Donald’s e……. os caras dão uma dessa:
Sim, o CEO do “troço” solta uma nota no facebook dizendo que a “causa podia ser maior”, que entre eles existe uma “simples competição amigável” (?!?!) e que uma ligação resolveria tudo da próxima vez…. OI?!?!?!?
Sr. Steve, a campanha do Burger King é parte da estratégia (até eu que sou leigo percebi isso) para chamar atenção para o dia 21! Se a causa podia ser maior, proponha, crie, embarque nesta primeira e depois faça algo maior: dê o primeiro passo. E não menospreze a dedicação do BK. Uma ligação resolveria, mas nunca chamaria tanta atenção como esta campanha está chamando agora.
Tiro pela culatra, #fail eterno, to aqui com vergonha alheia….
BK, ótima ação! Mc, infelizmente vocês meteram os pés pelas mãos….
Vamos acompanhar as cenas do próximo capítulo e torcer para que o Mc faça as coisas direito daqui pra frente 🙂
Abraços,
(o sumido) Pedro Prochno
McDonalds perdeu uma grande oportunidade e ainda foi blasé! hahahah. Fez tudo errado.
Seja lá a razão que levou o McDonlads a fazer isso, a mim parece que reagir de maneira deselegante e não colaborativa pegou bem mal. Essas situações são muito delicadas, e a grosseria nunca é o melhor caminho.
Dar a entender que pequenas ações não importam é o mesmo que dizer que não vale a pena salvar uma única vida, quando poderiam "fazer algo muito maior". Cada pequena ação que tenha um bom propósito, estimule os outros e traga resultados positivos é boa e tem valor.
Sabermos que colaborar com grandes e pequenos e dar o exemplo, tem muito valor. Mas menosprezar e ser prepotente não ajuda em nada a promover a paz, nem mundial, nem entre empresas concorrentes, nem entre os apreciadores das marcas.
Uma coisa é certa: o Burger King ganhpu vários admiradores e o McDonlads perdeu muitos. Nada que vá mudar o faturamento deles, mas, se eu fosse o "Ronald", não me sentiria confortável com essa bola fora.
Exato: Se dá pra fazer algo maior, proponha, não peça uma ligação 🙂
Pedro, isso é marketing…
1- O BK fez a campanha sem autorização e consentimento do MC Donald's e sabia que se ele recusasse, ele (BK) ficaria por cima na situação.
2- Se você fosse o CEO do MC Donald's, você seria um pau mandado do seu concorrente e entraria na campanha?
3- Bela resposta do CEO, uma batalha de hambúrgueres não contribui em nada com a paz mundial, e as duas marcas juntas podem fazer algo maior se quiserem. Como ele disse, basta um simples telefonema.
Deixo abaixo o texto do CEO em português..
"Caro Burger King,
Inspiração para uma boa causa… ótima ideia.
Nós adoramos a intenção, mas acreditamos que nossas duas marcas juntas poderiam realizar algo maior para fazer a diferença.
Nos comprometemos a criar conscientização no mundo inteiro, talvez vocês se unam a nós em um esforço global significativo?
E a cada dia, vamos deixar claro que entre nós há simplesmente uma competição de negócios amigável e certamente não as circunstâncias inigualáveis de verdadeira dor e sofrimento da guerra.
Manteremos contato.
-Steve, CEO do McDonald’s.
P.S.: Da próxima vez, um simples telefonema seria o suficiente."
Oi Gabriel, exato.
Você toca num excelente ponto (1), a campanha não tinha autorização do Mc. E o BK avisou isso e colocou isso no rodapé da carta aberta 🙂
2- Se eu fosse o CEO do Mc com certeza não seria um pau mandando, mas seria bem mais esperto do que o que foi o Steve. Eu seguraria a resposta e armava uma 2ª fase da campanha, maior e com o meu tom 🙂
3- E é ai que está o pulo do gato: a venda de hamburgueres NUNCA vai contribuir para a paz mundial, mas a ação conjunta dos dois ia trazer MUITA atenção para a causa, que está atrelado ao projeto do Peace One Day, e ai sim dá certo 🙂
Abraços