Vamos falar sobre educação?

Outlook mais social com “likes” e menções
16 de outubro de 2015
Os saberes necessário para a educação do presente
23 de novembro de 2015

Vamos falar sobre educação?

No dia primeiro de outubro a Todo Mundo Precisa de um RP completou 3 anos. Lá se vão mais de 1.000 dias em uma jornada de muito, mas muito aprendizado. Dizem os mais experientes que o tempo te mostra muita coisa, e não é que mostra mesmo?

Tenho pensado muito em qual é o verdadeiro legado que o nosso trabalho pode deixar. Tenho certeza de que hoje somos uma grande fonte de motivação, inspiração e até mesmo de aprendizado para muita gente. E tudo isso me faz pensar sobre o modelo de educação atual. Dia desses ouvi uma frase que tenho adotado nas minhas palestras: “É MUITO SONHO E POUCA PREPARAÇÃO”. Que verdade.

Sabemos de toda a riqueza acadêmica de Relações Públicas. Estes dias li um texto de um publicitário dizendo o quanto ele tinha inveja da sustentação cíentifica da nossa área. Orgulho! Mas e quem opta seguir pelo mercado? Essa galera está se dedicando como devia? Os cursos estão alinhados com a velocidade e a descartabilidade da comunicação de hoje? Existem opções que complementam a ótima base que temos na universidade? Eu acredito que não.

Mexer com educação não é fácil, mas é preciso. E todo mundo precisa mudar junto: universidade, professores, alunos. Sim, os alunos precisam virar a chave. A imaturidade faz com que grandes aprendizados e conhecimentos sejam negligenciados durante o curso. E isso é ruim para todos, inclusive para o mercado.

Ouço jovens dizendo que o que aprendem na faculdade não se aplica ao mercado. Ouço CEO de agência dizendo que não consegue contratar gente qualificada. Vejo professores universitários tentando se reinventar, mas precisando cumprir com grades curriculares determinadas pelo MEC. A sensação que é eu tenho é que todos sabem o que precisa ser feito, mas não conseguimos começar.

Precisamos conversar mais sobre educação, ela é a única maneira de termos um mercado mais preparado, profissionais mais competentes e pessoas mais felizes.

O que você pensa sobre a educação em RP que temos hoje? O que é bom e o que é ruim? Falta algo? Vamos conversar, aqui nos comentários ou lá no Facebook. É só me marcar!

RP School

 

Guilherme Alf
Guilherme Alf
Guilherme Alf é Relações Públicas empreendedor. Criador da Todo Mundo Precisa de um RP é também sócio do ValenBar 18+ e da Publibrand. Palestrante exclusivo da Insperiência.
Acompanhe:
Vamos falar sobre educação?

Comentários

9479