Bianca Persici Toniolo*
A década de 1980 foi marcada pela redemocratização do Brasil e pela abertura do diálogo do governo com os cidadãos, as organizações não-governamentais e as entidades de classe. A mesma postura pôde ser identificada também no modelo de comunicação das organizações com seus públicos, o que fortaleceu o papel da assessoria de imprensa.
A internet, na década de 1990, possibilitou a abertura de novos canais, como sites e blogs, mas foi a partir dos anos 2000 que uma verdadeira transformação ocorreu a partir da popularização das redes sociais.
Se, no início da industrialização brasileira, a assessoria de imprensa visava à divulgação dos feitos das organizações, quase sempre com matérias positivas e enaltecedoras de suas qualidades, por meio de releases e de comunicados oficiais que dependiam do interesse de um veículo de comunicação para sua publicação, com a internet as organizações passaram a deter de canais próprios para se comunicar.
E, mais do que isso, a segunda fase da internet permitiu interação e diálogo entre organizações e seus públicos e tirou das mídias e de seus profissionais o monopólio da informação, que agora pode ser produzida por qualquer pessoa.
Tais mudanças na comunicação não alteraram, entretanto, o papel do assessor de imprensa. Esse profissional continua exercendo papel estratégico para a construção da reputação da organização que representa.
Hoje, o assessor de imprensa não fala mais só com jornalistas. Entre seus públicos estão ainda blogueiros e outros influenciadores. Além de dominar redes sociais, o assessor de imprensa precisa entender de tecnologia, de diferentes linguagens e de relacionamento para estabelecer uma comunicação eficiente com públicos tão diferentes e em tão diversificadas plataformas. Ele precisa também estar preparado para gerir crises, cada vez mais frequentes porque lidam com consumidores mais conscientes e engajados.
Na sua organização, o assessor de imprensa e a tecnologia são amigos ou inimigos? Conhecidos ou nunca se viram? Amizade forçada? A sua assessoria já está em 2016 ou ficou parada lá na década de 1990?
Bianca Persici Toniolo tem 35 anos, é relações-públicas graduada pela UFRGS em 2002 com formação em Planejamento de Comunicação pela ESPM e especialização em Comunicação Empresarial pela Umesp.
Comentários
9641