Os 3 filmes indicados ao Oscar 2016 que todo comunicador precisa assistir

Cinco fatos incríveis (e inspiradores) que vi no filme “Um Senhor Estagiário”
24 de fevereiro de 2016
Cannes 2016: 24 Categorias e a promessa de premiar trabalhos engajadores
29 de fevereiro de 2016

Os 3 filmes indicados ao Oscar 2016 que todo comunicador precisa assistir

A cerimônia de entrega das estatuetas do Oscar 2016 acontece amanhã, dia 28 de fevereiro, por isso separei 3 filmes que apresentam a profissão de RP ou um pouco da área de comunicação. Pegue a pipoca, chame seus pais ou aquela sua tia que não entende muito bem com o que você trabalha e bom filme:

1. PERDIDO EM MARTE

O filme estrelado por Matt Damon conta a história de um astronauta dado como morto em uma missão em Marte após uma tempestade severa. Abandonado pelos colegas, acorda sozinho no misterioso planeta com escassos suprimentos. Com muito otimismo e inteligência, utiliza de seus conhecimentos para tentar sobreviver durante a jornada.

Por mais assustador que é a ideia de ficar perdido em um planeta desconhecido, o filme consegue passar leveza e diversas vezes as cenas são muito bem-humoradas. Mas não foi isso que me chamou mais atenção. Se você for comunicador, vai se identificar de cara com a RP da NASA, Annie Montrose.

No momento em que descobrem que o astronauta Mark Watney é perdido em Marte e depois que ele havia sobrevivido, vemos que a RP é parte essencial e é ouvida nas tomadas de decisões, na parte de comunicação, nessa crise. Em todas as suas falas, percebemos o quanto a profissional preza pela transparência das informações (algo complicado/raro nos momentos de crise).  Apaixonada pela profissão, meus olhos brilhavam a cada aparição da RP e me peguei pensando quais seriam as minhas ações estratégicas para contornar um cenário de crise como esse, garantindo a reputação de uma organização tão reconhecida mundialmente.

Um ótimo exemplo para você pensar e repensar o modo como você faz comunicação, por mais sutil que o assunto seja abordado no filme.

2. STEVE JOBS

Dirigido por Danny Boyle, o filme retrata três grandes momentos da vida do co-fundador da Apple: os bastidores do lançamento do computador Macintosh, em 1984; da empresa NeXT, doze anos depois e do iPod, no ano de 2001. Eu achei o filme  extremamente dinâmico e muita falação, o que acabou tornando um pouco confuso pra mim em muitos momentos.

A Apple é uma marca que é sinônimo de qualidade e inovação, mas antes de todo esse sucesso, a empresa já passou por maus momentos e produtos que foram desastres. O que me fez assistir o filme, além de ser applelover, é desvendar a mente e a confusão da vida do cara que criou uma das marcas mais idolatradas no mundo inteiro.

O filme mostra o tempo inteiro a importância de uma boa comunicação e marketing para a marca. Vemos o trabalho da incansável Joanna Hoffman (interpretada por Kate Winslet), a fiel escudeira de marketing de Jobs. Destaco aqui também como o filme consegue retratar como o trabalho de comunicação e marketing deve estar diretamente ligado a números e vendas. (SIM COMUNICADORES, VOCÊS PRECISAM ENTENDER DE NÚMEROS!)

3. SPOTLIGHT: SEGREDOS REVELADOS

Recheados de ótimos atores, o filme é baseado na história real da investigação dos jornalistas de Boston sobre os casos de pedofilia envolvendo padres católicos. Durante anos, líderes religiosos ocultaram os casos transferindo os padres de região, ao invés de puni-los pelo caso, a fim de manter a imagem e reputação da Igreja Católica.

Um prato cheio para os profissionais de comunicação, o filme é RP e jornalismo puro e nos faz pensar como fazer comunicação, tanto nos nossos valores como nos paradigmas que aprendemos na área. Um drama que indico para todos os meus amigos jornalistas que estão desiludidos com a profissão. A imprensa não morreu, ela só está em estado de transformação.

Após assistir o filme, indico a leitura desse texto aqui, em que Junia Braga discorre uma visão muito interessante sobre gerenciamento de risco.

 

E você, qual outro filme indicaria para os profissionais de comunicação?

Amanda Takassiki
Amanda Takassiki
Acompanhe:
Os 3 filmes indicados ao Oscar 2016 que todo comunicador precisa assistir

Comentários

9755