7 dicas para escolher o cliente do seu TCC

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7 dicas para escolher o cliente do seu TCC

 

Chegou o último ano da “facul”, a carta de alforria, a liberdade sonhada, a retomada da vida social, o cheirinho do diploma na mão, a independência, o nível superior! Mas pera, antes é preciso entregar o TCC, e isso, amigo, é praticamente um parto 🙂

Mas é uma coisa muito legal, sério! Eu não só sobrevivi como estou aqui para contar história e compartilhar algumas coisas que eu aprendi na época do meu TCC e que podem ajudar você, na hora de pensar o seu.

Deixo aqui, então, 7 dicas práticas sobre como ser um RP foda no seu TCC:

1. Cliente que precisa de um RP X RP que precisa de um cliente

Você precisa de um cliente, claro, mas na hora de buscar um, opte por aquele que precisa de um RP. Normalmente você vai pensar em empresas grandes, com marcas legais como Google, Uber, Itaú, Nike e por ai vai.

DICA: os melhores clientes são as start-ups, pequenas ou médias empresas. Isso acontece pois este tipo de empresa precisa mais do trabalho do RP e verá mais valor na proposta. Eles também têm mais chances de implementar o que a sua agência propuser do que grandes empresas. Por fim, grandes empresas têm muita burocracia em função de políticas corporativas que podem impedir o acesso a dados importantes para seu trabalho, o que pode comprometer a qualidade dele.

2. Escolha uma indústria de seu interesse

Por indústria não estou falando de “metalúrgicas ou químicas” mas sim de setores da economia como tecnologia, manufatura, serviços e por ai vai. Escolha uma empresa cujo negócio você e seu grupo se interessem.

DICA: Não adianta nada encontrar como cliente uma indústria química se nenhum de vocês tiver a menor familiaridade com o tema. Isso deixa o trabalho chato, cansativo e desmotivador.

3. Cliente que vê valor

Um pouco mais do que foi mencionado no ponto 1, tente, ao abordar o cliente, perceber se ele realmente está interessado em ser parte do seu TCC ou se ele está te fazendo um favor. Clientes interessados nos resultados que você pretende apresentar tendem a dar mais abertura, mais informações e construir o TCC junto, e isso é muito legal. O plano fica mais robusto, amarrado e condizente com a realidade da empresa e do mercado.

DICA: antes de pensar numa solução pronta, converse com o cliente e descubra os principais problemas que a empresa enfrenta e que podem ser resolvidos ou contornados com uma estratégia de RP.

4. Abuse do seu orientador

O orientador é o comandante do navio. Ele vai te ajudar a seguir pela direção correta e cometer menos erros. Dedique-se a contar para ele quem é o cliente, o que ele faz, as análises e percepções iniciais. Confie nele para identificar os principais pontos de atenção e informações necessárias para desenvolver um bom trabalho.

5. Trabalhe um pouco todos os dias

O TCC se constrói ao longo do ano e não apenas nos dois últimos meses. Se reunir e falar sobre o trabalho, escrever, produzir, mesmo que um pouquinho, mas todos os dias, é muito importante. Isso ajuda a dar ritmo e a conseguir avançar com o trabalho. NUNCA, JAMAIS deixe tudo para a última hora. Isso NÃO DÁ CERTO!!!!! 😉

6. Não subestime a importância da pesquisa

Pesquisa é a base do trabalho de qualquer RP. Quanto mais informação você levanta, melhor é para poder propor ações adequadas para o cliente. Mas informação demais, às vezes, pode ser ruim. De qualquer forma, dedique-se a ter informação de qualidade, de fontes confiáveis e que referem-se à realidade do seu cliente.

7. Compartilhe aprendizados e ideias

Fale sobre o seu trabalho com outros colegas de faculdade, de outros cursos, amigos, familiares, profissionais da área. Não se trata de pedir para que eles leiam as 13948614913741 páginas do trabalho, mas comentar e pedir pitacos pontuais. Isso pode ajudar a melhorar muito a qualidade e assertividade do TCC.

Para começar é isso. Lembre-se de que esse trabalho pode ser muito importante e servir como alavanca para conseguir um estágio durante o processo ou até mesmo um emprego ao final da faculdade (vai que o cliente te contrata).

Boa sorte e divirta-se,

Pedro Prochno

Pedro Prochno
Pedro Prochno
Sou fã das Relações Públicas*! Graduado em RP e com um MBA pela FGV, sou empreendedor na área e gerente de comunicação de uma start-up norte americana. Sou Pai do “relações”, Mergulhador, D, versátil e MTO curioso! Adoro viajar, conhecer novas culturas, pessoas e formas de se ver o mundo!
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