Pela valorização das Relações Públicas

6 habilidades necessárias para trabalhar com comunicação integrada
23 de maio de 2016
Cases de Comunicação Integrada: de quais você lembra?
31 de maio de 2016

Pela valorização das Relações Públicas

Muitos alunos sempre me perguntam sobre a valorização das RPs, se algum dia as empresas vão valorizar nossa profissão, se o mercado vai nos respeitar.

Acho que todos esperam a resposta do sim: de que um dia eles vão acordar, vão ver que somos profissionais estratégicos e vão nos dar o espaço que merecemos….. Bem, o fim dessa história seria “e viveram felizes para sempre.”, como num conto de fadas. A vida, amigos, não é bem assim.

Mas tem solução! Realmente acho que um dia o mercado vai nos valorizar, e já estão fazendo isso, aos poucos. É importante saber, porém, que os responsáveis para que isso aconteça somos apenas nós, e a receita é simples: resultado!

Leia também: 10 coisas que um RP deveria fazer

Empresa gosta de uma coisa chamada “dinheiro”, e elas gostam muito disso! Se as RPs ajudam a empresa a ganhar dinheiro elas geram resultado e, por consequência, passam a ser valorizadas. Não é preciso que esse processo seja diretamente ligado, e também ninguém aqui tá falando em ganhar dinheiro a qualquer custo, mas funciona assim, essa é a parte mais simples, rasa e superficial da equação.

A valorização das relações públicas começa com você.

Ser valorizado vem ao mesmo tempo que você passa a ser relevante para a empresa, e para conseguir ser relevante você precisa trabalhar e mostrar à que veio. Ninguém vai te dar espaço antes de você merecer espaço. Três dicas pra isso acontecer:

  1. Entenda os objetivos de negócio da empresa. Eles são o Norte

  2. Entenda os valores da empresa. Eles deve guiar suas ações

  3. Resolva problemas. Ninguém liga pra quem apenas passa a bola

É por isso também que acredito que a educação complementar é tão importante nesse processo. Aprender conteúdo relevante e prático, que gere resultado, é fundamental para resolver problema, conquistar espaço e, consequentemente, ser valorizado.

Pedro Prochno

Pedro Prochno
Pedro Prochno
Sou fã das Relações Públicas*! Graduado em RP e com um MBA pela FGV, sou empreendedor na área e gerente de comunicação da Uber. Sou Pai do “relações”, Mergulhador, DJ e mto curioso! Adoro viajar, conhecer novas culturas, pessoas e formas de se ver o mundo!
Acompanhe:
Pela valorização das Relações Públicas

Comentários

9953