Live Marketing: aproximando pessoas e marcas

Cases de Comunicação Integrada: de quais você lembra?
31 de maio de 2016
“Relações Públicas tem um papel importante frente a um mercado em transformação”, afirma CEO da RMA
6 de junho de 2016

Live Marketing: aproximando pessoas e marcas

Já está por dentro do que é Live Marketing? Se não, está na hora de entender melhor o que essa disciplina significa.

 

O cenário da Comunicação no Brasil e no mundo nunca foi tão frenético e interessante, uma realidade que joga sobre as marcas a responsabilidade de criar ações que gerem engajamento da sua audiência – o que nem sempre é fácil. Com o mundo imerso no universo web, a utilização da tecnologia para construir uma estratégia digital consolidada e atrair o público na internet se tornou imprescindível para o sucesso de uma marca.

 

Porém, é possível perceber cada vez mais que as organizações mais bem sucedidas em suas ações de marketing e comunicação são as que conseguiram integrar o online e o offline, reforçando uma premissa que nós, Relações Públicas, já sabíamos: é preciso estar perto do consumidor e com ele criar relacionamento.

 

Mas, como estar presente na vida das pessoas de uma forma mais marcante, fazendo com que uma marca proporcione um momento e experiências diferentes e inesquecíveis para as pessoas?

 

O Marketing Promocional, mais recentemente chamado de Live Marketing, por se tratar das ações de marketing que acontecem ao vivo, diante do consumidor, surgiu para responder essa pergunta.

 

O termo foi criado inicialmente para denominar iniciativas, como eventos, ações promocionais e ativação de marcas em pontos de venda. A evolução para  o Live Marketing vai além da nomenclatura: junto, nasce uma nova forma de visualizar o cenário comunicacional de empresas. A experiência do consumidor passa a ser o foco, gerando conexão entre marca e indivíduo através de ações que incentivem a interação entre essas duas pontas.

 

Live Marketing por autoridades no assunto

 

Para Alexandre Godoy, sócio do Valen Bar, fundador da Mazah Live Marketing e ministrante do Workshop Mais Vida às Marcas na RP Week 2016, a essência do Live Marketing é “conectar pessoas através de experiências e compreender como essas experiências geram engajamento e tornam-se multiplicáveis.”

 

Alexandre-Godoy

Alexandre-Godoy

 

Godoy vai falar sobre essa percepção em seu workshop, onde vai analisar cases premiados em Cannes na categoria, falando também sobre Criatividade e Gatilhos Criativos que se encaixam em ações de Live Marketing. Uma boa oportunidade para aprender mais sobre essa disciplina, não? 🙂

 

 

alexandre_godoy

 

Para aprofundar a visão de mercado sobre Live Marketing, conversamos também com Celio Ashcar, Chairman da Ampro – Associação Brasileira de Marketing Promocional, e sócio da maior agência de Live Marketing do Brasil, a Aktuellmix.

 

 

Celio-Ashcar-Jr.

 

Para ele “uma ação de Live Marketing nasce da necessidade de uma marca, produto ou serviço falar de uma forma mais efetiva com o público escolhido. […] É a estratégia de Comunicação que mais aproxima pessoas de marcas.”

 

Conheça alguns cases da Aktuellmix aqui.

 

Celio é formado em Administração com especialização em Marketing e Publicidade e, com mais de 20 anos de atuação na área, acredita que o consumidor está cada vez mais exigente, buscando testar, experimentar e vivenciar um produto antes de dar seu aval e aprovação. “O Live Marketing tem as ferramentas para propiciar esse momento. Tudo pode ser customizado e direcionado, sem limites e formatos definidos. Não estamos presos a um comercial de 30 segundos ou a uma página de revistas e a nossa forma de comunicação é imediata.”

 

As ações de brand experience estão se tornando cada vez mais frequentes mas, para que sejam bem sucedidas, é fundamental entender a fundo o público de cada experiência.

 

Celio reforça que esse passo é primordial no processo de trabalho da Aktuellmix antes de colocar qualquer ideia no papel. “Antes de pensar em qualquer ação e definir a melhor estratégia, temos que entender o público que vamos direcionar a comunicação. Uma vez entendido o público, vamos definir a melhor forma de alcançá-lo.”

 

Acrescenta, ainda, que é importante não fugir da realidade do cliente e do público da ação, já que para Celio “[…] ideia boa é ideia exequível.”

 

A Aktuellmix vai abrir as suas portas para a gente durante a RP Week! Celio vai falar muito mais sobre Live Marketing durante a visita presencial e prometeu falar ao vivo sobre as maiores e mais desafiadoras campanhas já executadas pela agência. “Estou muito feliz em recebê-los durante a RP Week, será um enorme prazer. Garanto que todos sairão aqui da Aktuellmix sabendo o que é fazer Brand Experience!”.

 

Vamos ter a chance de saber mais sobre Live Marketing na RP Week deste ano. Com a temática Integre-se ou Desintegre, o evento vai ser focado na integração das disciplinas que abordam visões diversificadas do universo da Comunicação, com o intuito de aproximar os participantes da realidade do Branded Content, Inbound PR, Live Marketing, Criatividade, Empreendedorismo e Design Thinking.

Live Marketing: aproximando pessoas e marcas

Comentários

10257