“Relações Públicas tem um papel importante frente a um mercado em transformação”, afirma CEO da RMA

Live Marketing: aproximando pessoas e marcas
6 de junho de 2016
O que muda do jornalismo para a produção de conteúdo?
21 de junho de 2016

“Relações Públicas tem um papel importante frente a um mercado em transformação”, afirma CEO da RMA

Agência de Relações Públicas pioneira a trabalhar com Inbound Marketing no Brasil, a RMA Comunicação possui mais de 15 anos de trajetória, buscando soluções em comunicação integrada para os seus clientes. E, no dia 14 de julho, vamos visitar novamente a sua sede em SP e espiar sua rotina de trabalho, já que eles toparam receber a nossa visita durante a RP Week 2016.

Entrevistamos o CEO da RMA, Marcio Cavalieri, sobre o que está rolando na agência e no mercado da Comunicação. Marcio é graduado em Comunicação Social, tem MBA em Marketing e atua há mais de 17 anos na área de conteúdo, planejamento estratégico de comunicação e RP Digital, ou seja: tem conhecimento de sobra para compartilhar.

Marcio Cavalieri, CEO da agência RMA

TMPRP: Como você acredita que o Inbound Marketing e as Relações Públicas estão mudando a forma com que marcas se comunicam com os seus públicos?

MC: Acredito que há uma grande transformação na Indústria de Comunicação como um todo, em função da mudança na dinâmica do relacionamento do consumidor com as marcas. Hoje, o consumidor exige diálogo e não tolera mais informação “empurrada”.

Além disso, as barreiras entre as disciplinas caíram. As soluções de comunicação se tornaram cada vez mais complexas e isso exige das agências uma atitude cada vez mais propositiva em relação à inovação.

Nós acreditamos piamente na filosofia “Inbound” para propor qualquer tipo de estratégia de comunicação. Nosso posicionamento e ofertas refletem isso.

TMPRP: Que tipo de novas experiências essas mudanças trazem para essa interação marca x consumidor?

MC: Por exemplo, a experiência de uso (UX). Nos Estados Unidos, cerca de 50% dos jovens consomem produtos e serviços de marcas que também lhe oferecem conteúdo. É o que chamamos de Storyselling.

TMPRP: Que cuidados são necessários ao planejar e executar uma estratégia ou campanha de Inbound Marketing?

MC: É fundamental ter um bom processo de onboard, ou seja, um planejamento estratégico identificando as personas e os conteúdos mais relevantes para elas. Outro ponto é escolher bem a ferramenta tecnológica que vai suportar o seu Marketing Automation, como Hubspot ou RD Station, por exemplo.

TMPRP: Queremos entender um pouco o processo de trabalho dentro da agência. Antes de começar o planejamento e execução de uma campanha para determinado cliente, que tipo de dados e informações vocês buscam levantar? Que pesquisas são realizadas?

MC: Trabalhamos com uma área de inteligência, que municia nossas equipes com informações que vão apoiar o processo de planejamento e criação da campanha.

TMPRP: Estamos extremamente felizes em ter a participação da RMA dentro das atividades da RP Week, é realmente uma honra para nós! Você gostaria de mandar alguma mensagem para os participantes do evento e sobre o que eles podem esperar dele?

MC: Vocês, que são RPs, estão vivendo talvez um dos momentos mais instigantes e repletos de oportunidade para a carreira. O mercado está se transformando e é preciso que vocês não cansem de aprender, de respirar o meio digital e sempre cultivar os relacionamentos. Aproveitem muito a RP Week 2016!

Marcio ressaltou aspectos importantes sobre o mercado das Relações Públicas e Comunicação no Brasil, compartilhando conosco o seu olhar experiente e citando a eficácia do trabalho com inbound marketing, metodologia que vem conquistando seu merecido espaço e entregando resultado para empresas do mundo inteiro.

Gostou do Papo RP? É só uma amostra do que ainda está por vir na RP Week 2016! Já conferiu a programação? Corre, te inscreve e nos vemos lá! 😀

Redação TMPRP
Redação TMPRP
Acompanhe:
“Relações Públicas tem um papel importante frente a um mercado em transformação”, afirma CEO da RMA

Comentários

9975