Cases de Comunicação Integrada: Always Intimate Words

Da publicidade ao branded content: conheça a Mutato
28 de junho de 2016
Cases de Comunicação Integrada: de quais você lembra?
4 de julho de 2016

Cases de Comunicação Integrada: Always Intimate Words

Continuando a apresentação de Cases de Comunicação Integrada, vamos falar de uma outra campanha bastante marcante e que gerou um impacto extremamente positivo para uma comunidade e que também teve a figura feminina como objeto da sua construção.

 

Aproveite e confira também o case Dove – Retratos da Real Beleza e o UN Women – Give Mom Back Her Name.

lionshealth_1920x1080

 

A campanha com foco na saúde da mulher promovida pela Procter & Gamble para a marca Always ganhou, em 2015, o Grand Prix de Cannes na categoria Health & Wellness. A campanha batizada pelo nome de Intimate Words foi produzida pela Leo Burnett Mexico, que focou seus esforços para educar mulheres de uma comunidade indígena localizada no interior da cidade de Oaxaca, no México, sobre o câncer cervical.

 

always_intimate

 

Levar informação sobre o câncer do colo do útero e educar a população feminina da comunidade sobre os sintomas da doença era o intuito da campanha, já que o câncer cervical era uma das principais causas de morte de mulheres na região. A campanha se torna bem mais complexa quando entendemos a base do problema da realidade dessas mulheres: na dialeto indígena dessa comunidade não existem palavras para descrever as partes íntimas femininas e o seu sistema reprodutivo, devido à tabus culturais.

 

Esse fator cultural levava à inúmeros diagnósticos errados ou imprecisos, já que as mulheres não sabiam explicar se a dor era na vagina ou no útero pois essas palavras não existiam no seu idioma, o que por vezes privava essas mulheres de receber o tratamento apropriado. Para começar a quebrar esse tabu e mudar a realidade dessas mulheres, a Leo Burnett Mexico reuniu uma equipe composta por sociólogos, linguistas e médicos para criar as palavras que faltavam no dialeto da comunidade.

 

A criação das palavras foi feita por esse grupo em conjunto com mulheres da comunidade Zapoteca. Os termos criados não designavam apenas as partes do corpo feminino, mas também explicavam as suas respectivas funções com base na cultura Zapoteca.

 

always_diidx_xgaatz

 

As novas palavras foram reunidas no livro Intimate Words (ou Diidx xgáatz, em Zapoteca), para serem levados à todas as mulheres da comunidade e estimular o diálogo e troca de informações entre elas.

“Uma grande ação precisa de poucas palavras”, destaca a campanha que ajudou a criou um novo vocabulário para a comunidade. O merecido Grand Prix destinado à campanha é um ótimo case de comunicação baseada na compreensão do ser humano e de seu comportamento, reconhecendo o poder de iniciativas com cunho no desenvolvimento social e melhora da qualidade de vida de uma comunidade.
Assista o vídeo desse case:

Confira também o case Dove – Retratos da Real Beleza e o Give Mom Back Her Name.

Redação TMPRP
Redação TMPRP
Acompanhe:
Cases de Comunicação Integrada: Always Intimate Words

Comentários

10275