Festival Folclórico de Parintins: da paixão à estratégia

Influenciadores: para que servem? Do que se alimentam?
28 de julho de 2016
interbrand marcas mais disruptivas
Interbrand faz estudo para entender as marcas mais disruptivas
2 de agosto de 2016

Festival Folclórico de Parintins: da paixão à estratégia

Por Ana Clarissa Cavalcante

Unir duas paixões em um só lugar não é pra qualquer profissional. A Brahma é patrocinadora oficial do Festival Folclórico de Parintins e, este ano, tive a oportunidade de trabalhar no processo criativo da campanha da marca para o evento, chamada “O sabor do Festival”.

O espetáculo acontece tradicionalmente no último final de semana do mês de junho, no ano de 2016 a festa ocorreu nos dias 24, 25 e 26. Neste período, a cidade de Parintins, localizada à 325 KM de Manaus, recebe vários turistas de todas as partes do Brasil e do mundo. A Ilha Mágica possuí cerca de 200 mil habitantes, um povo ousado, criativo e talentoso.

70-festival-folclorico-de-parantins

O Festival baseia-se na disputa por 21 itens que são divididos por três blocos: musical, cênico/coreográfico e artístico dos dois bois-bumbás, o Garantido (boi do coração) e o Caprichoso (o boi da estrela), que durante as três noites duelam na arena para saber quem leva o título.

 

Minha experiência como RP do Festival Folclórico de Parintins

As relações públicas não se limitam a interagir isoladamente com um público. A essência da atividade é o relacionamento com várias personas (públicos). No Festival de Parintins não foi diferente.

Para a realização da campanha houve uma pesquisa profunda para identificar a melhor forma de engajamento, interação e relacionamento entre os bricantes – os simpatizantes do festival – com a marca Brahma. Esta pesquisa levou em consideração a linguagem utilizada no meio artístico dos Bois e os dialetos da população.

A pesquisa de ícones que compõem a identidade cultura da população de Parintins foi essencial para que o trabalho de comunicação adquirisse de fato um aspecto social e de valorização dos costumes locais. A partir dessa pesquisa uma websérie foi criada para promover o evento, tudo para que o espectador se sentisse representado ao assistir os vídeos.

Para conhecer a campanha completa, clique aqui.

Registro fotográfico: Adanilson Nascimento

 

IMG_9762Ana Clarissa é relações-públicas e especialista em Informática Aplicada à Educação. Idealizadora da iniciativa RPManaus e da Escola Experimental de Comunicação e Empreendedorismo. Em 2013, conquistou a primeira colocação no VIII Edição do Prêmio de Relações Públicas do Brasil, profissional revelação da area com 3.587 votos, em júri popular. Atualmente trabalha numa agência de publicidade.

 

Redação TMPRP
Redação TMPRP
Acompanhe:
Festival Folclórico de Parintins: da paixão à estratégia

Comentários

10708