Empreender é pra quem sabe errar. Você sabe?

Branded Content: como isso acontece do lado de dentro da agência Mutato
11 de julho de 2016
W3Haus: tudo aquilo que você sonha sobre trabalhar com digital em um só lugar
12 de julho de 2016

Empreender é pra quem sabe errar. Você sabe?

Você tem uma ideia de negócios genial? Tenha certeza de uma coisa: ela vai dar errado! Mas não se preocupe, empreender é para quem sabe errar.

A RP Week 2016 começou agitada com Guilherme Alf – criador da Todo Mundo Precisa de um RP e sócio da Vale Bar 18+ – contando como se deu mal com um bar, uma produtora de eventos, uma agência de turismo e um aplicativo para celular. Mas foi errando muito que Alf aprendeu a acertar e veio nos ensinar a tirar a ideia do papel.

Alf contou que para uma ideia dar certo é preciso primeiro responder a três perguntas:

1 – Qual é o produto ou serviço?

2 – Qual problema ele resolve?

3 – Qual a viabilidade do negócio?

Antes de investir muito tempo e dinheiro em um negócio é importante testá-lo e entender o negócio como um todo. Para ajudar nesse processo ele apresentou o CANVAS, uma ferramenta de planejamento estratégico que permite desenvolver e validar modelos de negócios.

business-model-generation

Em seguida Alf listou 5 competências essenciais para um bom empreendedor: Administrativa, Processos, Gestão de Pessoas, Comercial  e Comunicação. Usando a própria RP Week como exemplo ele listou cada competência e o que é preciso em cada uma delas.

Para complementar o assunto Alf convidou Bárbara Freiris da Endeavor Brasil que falou como a Endeavor acredita que o empreendedorismo de alto impacto pode mudar o mundo.  Ela apresentou cases de sucesso como o Beleza Natural e o Ebank e finalizou dando uma dica para quem quer empreender:

“Comece por um assunto que você já conhece ou por uma dor que você já sentiu na pele e tente resolver esse problema”.

Após o intervalo foi o momento de colocar a mão na massa. Os participantes dividiram-se em grupos e tiveram que criar um curso para a RP School definindo o tema do curso, o processo de produção, o preço de venda e a forma de divulgação. Os integrantes do melhor grupo, escolhido por Pedro Prochno, Fabiane Klafke e Bárbara Freiris, ganharam um curso na RP School cada um.

Pra finalizar Alf ensinou “4 maneiras de errar”:

 

1 – Insista MUITO!

2 – Nunca tire o olho do mercado

3 – Respeite o tempo de maturação

4 – SEJA FODA!

Para Juliana, 22 anos, estudante de RP da Fecap “o workshop foi muito produtivo, com dicas essenciais para quem está começando a empreender”.

Ficou com vontade de participar da RP Week? Ainda temos vagas para algumas atividades, inclusive gratuitas, corre e se inscreve em www.rpweek.com.br

  

Empreender é pra quem sabe errar. Você sabe?

Comentários

10365