A mídia somos nós: tendências e percepções da nova Comunicação

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A mídia somos nós: tendências e percepções da nova Comunicação

O penúltimo dia de RP Week foi composto por dobradinhas de atividades: dois workshops por turno, acontecendo simultaneamente. Um deles foi comandado por Celso de Souza, Jornalista e professor do curso Assessoria de Imprensa Morreu, da RP School.

Chefe de Operações e Assessor de Imprensa na Pipah Comunicação, Celso abordou experiências e trocou reflexões com os participantes do workshop sobre o papel do novo comunicador e da mídia em um cenário em que nós, indivíduos, nos transformamos na principal fonte de produção de conteúdo.

O QUE É A MÍDIA?

Celso deu início ao workshop respondendo essa pergunta, explicando que mídia é definida como os principais veículos do sistema de comunicação social – considerando os setores tradicionais. São as emissoras de rádio, TV, jornais, revistas e agora a internet.

Depois de discutir com a turma e expandir o conceito de mídia de acordo com referências no assunto e a definição apresentada em dicionários, o professor perguntou aos participantes qual era a mídia preferida de cada um. A lista se estendeu muito além da definição “tradicional” do que é a mídia: redes sociais, blogs, portais de conteúdo e outdoor mídia foram acrescentados na lista pela turma.

Ou seja: os veículos se tornaram apenas uma parte dessa conceituação.

Tendências e Percepções

Falando sobre tendências, Celso trouxe a fala de Martin Sorrell, CEO Global do grupo WPP que diz que “a mídia impressa está se mostrando mais eficiente do que muita gente acha”, acrescentando que existem pesquisas indicativas de que os meios impressos, por vezes, ainda podem engajar mais que os digitais.

“Embora com menor poder de alcance e viralização, a mídia impressa em geral transmite maior credibilidade”, afirma Celso.   

Citando o fato de que a mídia digital tem retirado verba dos veículos, jornais e revistas vem diversificando suas ofertas aos anunciantes, nos últimos anos. “Projetos especiais de alta qualidade e em várias plataformas, eventos, seminários e conteúdos híbridos são as tendências”, conta Celso, acrescentando que as apostas do momento são no mobile, publicidade digital e projetos de Branded Content.

Frente a essa realidade, o professor da RP School conta que é necessário fazer um mashup entre as mídias. Por mashup, ele caracteriza a criação feita a partir da mistura de duas referências, a transformação de conteúdos originais.

Para ilustrar essa afirmação, Celso apresenta o case KLM APP.

 

 

A companhia aérea tinha um problema: 30% dos assentos permaneciam vagos durante os voos – por conta da desvalorização do dólar, aumento do preço das passagens. A companhia trocou a ideia de oferecer promoções de passagem para uma ação inovadora: criar uma experiência para o cliente. Através do KLM App, o objetivo da campanha foi proporcionar uma viagem relaxante e confortável para o cliente, levando a experiência de voar para dispositivos móveis.

O aplicativo possui diversos plugins e geolocalização, com o intuito de tornar toda a experiência de viagem simples e funcional.

People Centric

Celso dá continuidade ao workshop contando à turma que, na atualidade, não faz mais sentido para as marcas terem os seus produtos como centro. O foco está no cliente e na sua experiência com a marca, fazendo com que o consumidor saia totalmente da posição passiva de consumo e torne-se ativo. Ou seja, são as suas necessidades que vão determinar o serviço e comunicação de uma marca.

“ If the story is not about the hearer he will not listen. And here I make a rule – a great and interesting story is about everyone or it will not last.”

“Se a história não é sobre o ouvinte, ele não vai escutar. E aqui vamos estabelecer uma regra – uma grande e interessante história ou é sobre todos ou não vai durar”.

John Steinbeck

Celso entra, então, na Comunicação Contemporânea, compartilhando com a turma que hoje a co-criação, a colaboração e o compartilhamento definem a melhor forma de relacionamento com o consumidor.

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“A comunicação tradicional que coloca o produto no centro, está defasada há mais de 40 anos. E a comunicação moderna em que o consumidor está no centro da marca está defasada há uns 10, 20 anos”.

Celso conta que a “palavra de ordem” é engajamento: sincronizar o conteúdo através da ferramenta mais adequada, no momento certo e para a pessoa certa.

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A importância do propósito no processo atual da comunicação também é abordada no workshop, pois ganha foco através da mídia na era People Centric (pessoas no centro da criação do conteúdo). Celso apresenta o método Golden Circle para determinação de propósito, criado por Simon Sinek, que foi citado por outros três palestrantes em atividades distintas durante a RP Week – comprovando mais uma vez que “It’s all about purpose” no momento que vivemos.

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Ao fim do workshop, Celso revisou com a turma o processo criativo até chegar na determinação da mídia para veiculação do conteúdo, finalizando com a frase “a comunicação é imortal, tudo que aconteceu com a marca permanecerá na história”.

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Conversamos rapidamente com Celso após o término da atividade e perguntamos o que ele achou da experiência de ministrar um workshop na RP Week e da interação com os participantes. “As experiências que a RP Week proporciona são únicas. Foi muito rico e gratificante poder compartilhar o conhecimento, conhecer pessoas, ouvir histórias e pontos de vista diferentes. A disposição e a vontade de cada profissional em participar  e mergulhar de cabeça foi incrível. Que venham as próximas edições!”

Gostou do conteúdo? Confira muito mais no curso Assessoria de Imprensa Morreu, ministrado por Celso na RP School.

Foto em destaque: Webster Moreira / TMPRP

Luana Leão
Luana Leão
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