A importância do estágio para a carreira em relações públicas

Evento beneficente: confira como realizamos o nosso!
8 de setembro de 2016
Como comunicar e vender para personas?
12 de setembro de 2016

A importância do estágio para a carreira em relações públicas

carreira-relacoes-publicas-rp-school

Certa vez eu escutei de um sócio de uma empresa na qual trabalhava que “uma criança quando brinca, ensaia a vida, e ao ensaiá-la ela se prepara melhor para a vida”. E acho que isso é realmente uma verdade, mas não só para crianças. Tudo o que a gente pratica, treina, ensaia, nos prepara melhor para a hora “H”, e é justamente isso que o estágio e um programa de trainee fazem para a sua carreira relações públicas: te ajudam a se preparar melhor para o mercado de trabalho.

Eu fiz estágios desde o primeiro semestre da minha faculdade. Trabalhei, ao longo dos 4 anos, em 4 empresas diferentes, em áreas distintas e isso me ensinou muito sobre Relações Públicas. Me deu a possibilidade de aprender na prática o que o mercado de trabalho cobraria de mim mais tarde, e a grande diferença é que, enquanto estagiário, você ainda pode errar, ganha sempre muitas vezes uma segunda chance (pelo menos deveria ser assim). Conforme você avança na carreira RP, ter uma segunda chance pode “acabar”, ou melhor, você não deveria nem contar com ela.

Fazer um estágio é fundamental na construção de uma carreira em relações públicas.

Um programa de trainee vai além. Ele vai efetivamente te colocar em situações onde você precisará tomar decisões difíceis. Muitos vão te capacitar e investir em você para que você se prepare melhor e mais rápido. Empresas sempre querem isso: pessoas jovens, bem preparadas e motivadas, e um programa de trainee vai exigir isso de você.Entretanto, entrar em um programa de trainees não é tarefa fácil, e eu tive duas experiências que vou contar em um outro post.

Mas se o trainee pode parecer uma tarefa difícil e distante, o estágio está aí! É uma realidade e basta correr atrás pra aumentar as suas chances de conquistar um. Ele vai te ensinar e te ajudar a se preparar para os desafios do mercado de trabalho de Relações Públicas. Eu credito muito de quem sou hoje, como profissional, aos meus chefes e empresas onde fiz estágio. Portanto, abra o LinkedIn, atualize seu currículo e bora começar a procurar uma vaga por ai para começar a carreira em RP 🙂

_____________

Eu dei uma aula online sobre CONSTRUÇÃO DE CARREIRA EM RP, na RP School. A aula está disponível para acesso gratuito aqui. Você é meu convido para assistí-la.

 

Pedro Prochno
Pedro Prochno
Sou fã das Relações Públicas*! Graduado em RP e com um MBA pela FGV, sou empreendedor na área e gerente de comunicação de uma start-up norte americana. Sou Pai do “relações”, Mergulhador, D, versátil e MTO curioso! Adoro viajar, conhecer novas culturas, pessoas e formas de se ver o mundo!
Acompanhe:
A importância do estágio para a carreira em relações públicas

Comentários

10906