Quanto mais conhecimento, mais oportunidades!

O que é o canvas da comunicação?
13 de setembro de 2016
Prêmio Universitário Aberje: inscreva sua ideia!
15 de setembro de 2016

Quanto mais conhecimento, mais oportunidades!

Ser muito bom em uma habilidade ou ser bom eu diversas habilidades? Essa é uma pergunta que (quase) todo profissional ou estudante de Relações Públicas vai se fazer. Em um mundo tão multi eu acredito muito no conhecimento diversificado.

Os negócios estão cada vez mais trilhando caminhos sustentáveis, onde o ter capacidade diversificada pode significar redução de custos e melhor aproveitamento. Ser um profissional multitarefas não significa ser um “faz tudo” no sentido pejorativo.

Pensando nisso, listei abaixo algumas maneiras para abrir novas opções na sua vida profissional.

Leia revistas e livros de áreas que você não domina.

É muito natural que a gente busque conhecimento na zona de conforto, ou seja, na nossa área de conhecimento. Se você é da comunicação, experimente ler mensalmente uma revista de administração de negócios.

Ao visitar a livraria, aproveite para dar uma olhada nos livros de psicologia e comportamento. Esse tipo de leitura somada ao conhecimento da sua área pode gerar insights poderosos para o seu dia a dia.  

Faça uma pós graduação em uma área diferente da sua.

Você passou (em média) 4 anos se tornando um especialista em comunicação, certo? Na hora de seguir estudando, abrir a mente com outros conhecimentos pode ser um grande diferencial.

Ao estudar, por exemplo, gestão de finanças, você passa a ser um comunicador que se dá bem com números. Pode ou não pode ser um diferencial?

Tenha um hobbie e estude sobre ele.

Ao se dedicar para alguma atividade você está praticando o ato de aprender e isso é muito importante. Além disso as paixões fora do mundo do trabalho podem em algum momento conectar você com potenciais parceiros de negócios.

Se você for um grande apaixonado por culinária pode um dia conhecer alguém interessante em um curso, não pode?

Leia jornal todos os dias.

Ser uma pessoa antenada aos assuntos do dia a dia são muito importantes. Acompanhar a economia do País, política, o que está acontecendo na cena cultural da sua cidade.

Esse conteúdo pode ajudar muito na hora de se enturmar em um papo no coquetel de prospecção da empresa.

Converse com amigos de outros áreas.

Uma vez ouvi uma história muito interessante de um ex jogador de futebol. Toda vez que alguém pergunta para ele “Como é jogar futebol? Me fala sobre aquele gol que você fez na final” , ele sempre responde “conto sim, mas quero que você me ensine alguma coisa legal também sobre a sua profissão”. Simples e incrível, não?

O conhecimento às vezes está muito mais próximo do que parece e, quanto mais você tiver, mais oportunidades terá!

 

Guilherme Alf
Guilherme Alf
Guilherme Alf é Relações Públicas empreendedor. Criador da Todo Mundo Precisa de um RP é também sócio do ValenBar 18+ e da Publibrand. Palestrante exclusivo da Insperiência.
Acompanhe:
Quanto mais conhecimento, mais oportunidades!

Comentários

10976