Oportunidades para abrir o seu negócio em RP

5 passos para deixar o mimimi de lado
23 de setembro de 2016
Dúvidas sobre o registro profissional de RP? A gente esclarece!
29 de setembro de 2016

Oportunidades para abrir o seu negócio em RP

Eu sempre me pergunto o que vai acontecer se a frase mais importante da minha vida for uma verdade absoluta. Todo Mundo Precisa de um RP é uma afirmação forte, quem sabe até pretensiosa. Mas o fato é que eu acredito fielmente nela. E o outro fato é que não faltam oportunidades para abrir o seu negócio em RP. 

Por uma feliz coincidência essa frase foi criada em um momento onde cada vez mais marcas e pessoas precisam mesmo do trabalho de um Relações Públicas. Isso porque estamos vivendo a era onde as pessoas e marcas estão se relacionando como nunca.

Os pontos de relacionamento foram multiplicados com a popularização da internet nos últimos anos. A comunicação que era quase sempre de mão única, virou mão dupla.

Isso tudo abre espaço no mercado de trabalho para profissionais que desejam prestar serviço para empresas e até mesmo pessoas físicas. Existem oportunidades em todo lugar, basta que se criem produtos adequados para serem oferecidos. A lista é grande, mas no post de hoje eu quero destacar 2 segmentos que podem ser melhor explorados.

 

PERSONAL RP

Pessoas “comuns” têm me procurado com certa frequência perguntando se eu desenvolvo trabalhos que não são para empresas. Normalmente buscam um reconhecimento maior dentro da sua área, do seu mercado. Acredito que todos estão se dando conta do valor de uma marca pessoal e fico extremamente satisfeito em ver que muitas delas enxergam no Relações Públicas uma saída.

É uma área que ainda não atuo, mas pretendo atuar. Seria um trabalho de “coach de imagem”, algo assim. Imagino que dê pra cobrar por sessão e também para construir um DNA do cliente, um mapa de contatos, enfim, um planejamento mesmo. #FICADICA

 

COMUNICAÇÃO PARA PEQUENOS NEGÓCIOS

Uma pesquisa nos Estados Unidos mostrou que 76% das empresas sabe que problema de comunicação é o principal motivo para os projetos fracassarem. Agora imagine quantas pequenas empresas não sofrem com o desafio de se comunicar bem.

Obviamente este é um trabalho para se ganhar dinheiro com volume, ou seja, precisa desenvolver um serviço que você ganhe em escala. Se você gerenciar pequenas ações de comunicação para pequenos clientes, a soma disso pode ser algo significativo. A boa notícia é que você não precisa nem escritório, já que a maioria destes clientes vai gostar se as reuniões forem no seu próprio negócio.

Existem muitas oportunidades para ser o seu próprio chefe e se desenvolver como RP. Fácil? Obviamente não, mas muito mais possível do que parece.

Dia 29/09 vou dar uma aula sobre “Negócios em RP”, na RP School. É online e gratuita. Você é meu convidado a participar dela! Para se inscrever basta acessar este link aqui.

Guilherme Alf
Guilherme Alf
Guilherme Alf é Relações Públicas empreendedor. Criador da Todo Mundo Precisa de um RP é também sócio do ValenBar 18+ e da Publibrand. Palestrante exclusivo da Insperiência.
Acompanhe:
Oportunidades para abrir o seu negócio em RP

Comentários

11037