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Como identificar veículos especializados

 

Um dos principais erros no trabalho de relacionamento com a imprensa é subestimar o poder dos veículos especializados. Normalmente, as pessoas e empresas querem aparecer na grande mídia e esquecem que veículos especializados podem ter um impacto gigantesco nos seus públicos de interesse.

Confira aqui 3 dicas para fugir do óbvio e ampliar a sua possibilidade de cobertura na mídia:

1. Converse com seu cliente e entenda o que ele lê.

Esse ponto é fundamental, pois normalmente os clientes estão mais ligados na concorrência e nos seus fornecedores do que você. Especialmente quando se trata de um mercado com qual você não está acostumado a trabalhar. Quando questionar o que o seu cliente lê, procure fugir das indicações de mídia mais tradicionais, como grandes revistas e jornais ou sites.

Ouça e tente descobrir que blogs, páginas de Facebook ou de LinkedIn que seu cliente costuma frequentar e visitar para buscar informações relevantes no seu mercado.

 

2. Procure associações e sindicatos.

Muitas entidades têm as suas próprias revistas ou área de notícias no site ou blog. Algumas vezes, mencionam matérias que saem em veículos especializados. Ou seja, através deles você pode chegar em veículos potencialmente interessantes.

 

3. Use a Blog Search Engine

Existe uma ferramenta específica para busca de blogs na internet aqui. Utilize essa ferramenta buscando pela palavra-chave de interesse do seu cliente e rapidamente você terá acesso a uma lista de influenciadores ou mesmo veículos que poderão ajudar você a difundir as informações

 

4. Use o Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta gratuita do Google que também pode ajudar você a encontrar assuntos que estão em destaque, para relacionar com aquilo que você precisa divulgar e, através do que está mais em alta, chegar em novos veículos ou blogs especializados. Bastante utilizado para medir a popularidade de diversos assuntos, ele nos dá a opção de realizar comparações do volume de buscas entre diferentes palavras-chave, utilizando filtros por localização e período.

5. Use o Buzz Sumo

O Buzz Sumo é uma ferramenta para realizar pesquisas por assuntos relacionados ao que você está divulgando e descobrir o que está bombando nas redes sociais. O Buzz Sumo apresenta o número de compartilhamentos de posts em cada rede social, o que ajuda a verificar a popularidade de temas que você identificou no Google Trends. A ferramenta conta com alguns filtros, que permite você selecionar o período de tempo, linguagem e tipo de conteúdo.

 

Com essas dicas, você certamente vai encontrar caminhos alternativos para chegar em veículos especializados. Lembre-se que este é apenas um dos caminhos para gerar mais contatos e até mesmo estimular as vendas. Vá em frente e se quiser trocar uma ideia ou complementar a lista, deixe um recado nos comentários.
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Ariane Feijó
Ariane Feijó
Trabalha com Relações Públicas e Marketing Digital há mais de 15 anos tendo passado por grandes multinacionais como Dell (Brasil), KPMG e Lloyds TSB (Inglaterra) e trabalhado com países como Estados Unidos, Alemanha, França, Espanha, Rússia e Índia. É sócia do coletivo Todo Mundo Precisa de um RP e idealizadora do Inbound PR, metodologia que desenvolveu para combinar inbound marketing com RP e aplica em empresas de diversos portes.
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