“Empreender exige paredes do estômago mais grossas”, dizem os consultores de negócios. A frase faz todo o sentido: não é nada fácil criar negócios, especialmente para profissionais de uma área que não são treinados nem de longe para ter um negócio, mas sim para representar pessoas e organizações. Empreender em RP: será que isso é pra você?
Embora pouco se fale sobre empreendedorismo em RP, não são poucos os comunicadores que se aventuram a criar agências, assessorias, consultorias… Muitos aprendem com os erros e seguem empreendendo, outros acabam voltando para o mercado – o que traz também os seus desafios. E que desafios!
Leia também: O lado B do empreededorismo
Se trabalhar é preciso, quanto mais pudermos aprender com exemplos de quem está trilhando o caminho do empreendedorismo em RP com sucesso, melhor. Por sucesso, não espere RPs ricos e famosos. Tem muito erro e muita falha antes de chegarmos no sucesso, seja lá o que sucesso signifique para você.
E hoje a história que queremos contar é da Dani Carlini e da Bruna Teixeira:
“Sempre fui muito inquieta e gostei de ter diferentes experiências. Desde a graduação em RP, pela ULBRA, vivenciei rotinas de assessorias de imprensa, agência de comunicação digital, cerimonial e protocolo, planejamento, produção e projetos de responsabilidade social e sustentabilidade.
As Relações Públicas, por si só, já nos oferecem um universo de possibilidades, mas eu queria ampliar ainda mais o meu. Foi no empreendedorismo, então, que encontrei muito mais do que uma forma de trabalhar como RP, mas um estilo de vida.
Empreender e ser RP não são caminhos fáceis, afinal, temos as atividades de Relações Públicas para desempenhar para os clientes e não podemos nos descuidar da gestão da nossa empresa. Mas, sem dúvida, é muito gratificante poder realizar trabalhos que realmente acredite, tornando as relações públicas ainda mais reconhecidas.
Precisamos ter uma visão holística dos negócios dos nossos clientes, fator que o empreendedorismo vivido na pele contribui muito. Hoje finalizo um MBA em Marketing por entender o quanto essa pode ser uma aliada das RPs, além de tornar a nossa visão sobre os negócios ainda mais estratégica.
Também sigo aprendendo e vivendo o empreendedorismo como Pirata (facilitadora) do Estaleiro Liberdade Porto Alegre, uma escola de empreendedorismo através do autoconhecimento.”
Se você quiser aprender ao vivo com a Dani e a Bruna, elas vão dar um workshop sobre Empreendedorismo e Inovação pela ABRP-RS/SC neste sábado, 29/10. Conheça os detalhes aqui.
Comentários
11226