Kara Alaimo é a RP do mês que você precisa conhecer. Consultora em global PR, com PhD em Ciências Políticas, ela é professora de RP na The Lawrence Herbert School of Communications, na Hofstra University, em Long Island, EUA.
Kara já trabalhou como comunicadora e secretária de imprensa na administração do Presidente Barack Obama, foi coordenadora e head de comunicação das Nações Unidas e, hoje, presta consultoria em campanhas internacionais de comunicação.
Além disso, desenvolve projetos personalizados para programas de treinamento de funcionários para empresas, com foco na adaptação de mensagens e estratégias para diferentes mercados globais.
Alaimo é doutora e mestre em Filosofia, possui mestrado em Artes e é bacharela em Jornalismo e Artes – tudo pela New York University.
Tivemos o privilégio de conversar com ela, que respondeu algumas perguntas sobre carreira e sua visão sobre Relações Públicas em um contexto global.
Alaimo: Eu queria aprender sobre o mundo e fazer a diferença, e trabalhar nessa área me proporcionou oportunidades extraordinárias para fazer isso.
Fosse defendendo uma causa para acabar com a pobreza nas Nações Unidas ou realizando campanha para arrecadação de fundos para o World Bank enquanto trabalhava no gabinete do Presidente Obama, minha carreira em Relações Públicas me levou para seis continentes e permitiu meu envolvimento em questões pelas quais sou apaixonada.
Amo também as oportunidades que uma carreira em RP nos dá para sermos criativos, experimentar novas ideias e fazer coisas diferentes todos os dias.
Alaimo: Eu passei os primeiros cinco anos da minha carreira trabalhando como porta-voz para a Cidade de Nova York durante a administração do prefeito Michael Bloomberg.
Atuando neste cargo eu promovia a cidade em âmbito internacional, visando o desenvolvimento econômico local. Foi quando meu interesso por Global PR surgiu pela primeira vez.
Como resultado, fui movida às Nações Unidas para trabalhar como RP para as Metas de Desenvolvimento do Milênio – o último plano mundial para erradicar a pobreza à nível global e alcançar o desenvolvimento sustentável.
Alaimo: Eu acredito, e espero, que a linha entre RP pro-social e RP comercial seja bastante tênue, conforme empresas passam a perceber que é necessário praticar responsabilidade social corporativa a fim de serem bem sucedidas.
No entanto, descobri que a grande diferença hoje é que temos muito menos recursos quando trabalhamos para o governo, portanto é necessário ser bem mais criativo e estratégico.
Além disso, pode ser mais difícil medir o nível de sucesso, pois não existem números de venda e mudanças políticas normalmente levam anos para serem visíveis. O progresso que se faz ao mudar atitudes pode ser difícil de quantificar.
Alaimo: Vou deixar 3 dicas:
Kara Alaimo também é autora do livro Pitch, Tweet or Engage on the Street: How to Practice Global Public Relations and Strategic Communication (Pitch, Tweet e Engaje pelas Ruas: Como praticar Relações Públicas e Comunicação Estratégica em âmbito Global – tradução nossa), que ainda não foi traduzido para português mas que podemos dizer que vale a leitura de cada página.
Aproveite a oportunidade inédita de conversar com Kara Alaimo aqui no Brasil no hangout exclusivo sobre Global PR que vai ocorrer no dia 25 de outubro, às 20h. Basta se inscrever aqui – e vale lembrar que o hangout será em inglês.
Tradução e edição: Luana Leão
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