Share: o evento de marketing digital que conquistou o Brasil

Inovando na comunicação interna – conheça a Startup DoohNow
26 de outubro de 2016
O que aprendi no mundo do empreendedorismo
27 de outubro de 2016

Share: o evento de marketing digital que conquistou o Brasil

Evento queridinho dos comunicadores, o Share tem seu conteúdo focado em Digital e Social Media, e vem conquistando o seu espaço no Brasil desde 2013.

A iniciativa nasceu em Porto Alegre com o intuito de suprir uma necessidade da região Sul do país percebida pelo idealizador – e, segundo ele, para atender uma necessidade própria também.

Rafael Martins é o criador do Share, projeto que em menos de três anos de vida já percorreu 7 estados brasileiros com mais de 25 eventos realizados. O que poucas pessoas lembram é que o evento nasceu como um blog e, conforme seu conteúdo alcançou mais pessoas e regiões do país, mudou de formato e proporção.

 

evento Share


Rafa nos contou que a iniciativa surgiu com o objetivo de ser um evento mais técnico do que inspiracional.

O início de um dos principais eventos do Brasil

A ideia veio de uma necessidade que Rafael percebeu não ser só sua: na época, participava de diversos eventos de marketing digital e redes sociais que não entregavam um conteúdo que pudesse ser aplicado em sua rotina de trabalho, conta ele.

Assim, nasceu a vontade de criar um evento que trouxesse conteúdo para ser aplicado na prática.

“O nosso briefing para os palestrantes é bastante específico: eles precisam entregar durante a sua fala algo que os participantes [do evento] possam aplicar no dia a dia em seus trabalhos e projetos.”, conta Rafael, complementando que o evento é embasado por completo nesse propósito, para ensinar às pessoas o que elas precisam aprender no momento.

Propósito e o Golden Circle

Falando em propósito, Rafael nos contou que o formato do evento foi definido a partir do método Golden Circle, criado por Simon Sinek para ajudar organizações a definirem o seu propósito. Assim, a base de todo o discurso e posicionamento do evento foi definida para colocar a ideia na prática.

golden_circle_share.001

 

O grande segredo do Share: relacionamento

Mas, como tornar bem sucedido um evento que se repete diversas vezes e manter as pessoas interessadas em participar em cada uma delas?

Rafael explica que ouvir os participantes é primordial para compreender a experiência que foi proporcionada e diagnosticar as mudanças e adaptações para as edições seguintes.

“Tentamos nos reinventar a cada edição. […] É muita conversa e muita pesquisa: ouvir o feedback das pessoas e estar próximo do palestrante, realizando contato constante e contínuo com ele é o que dá base para a construção de relacionamento com os nossos públicos.”

Com o crescimento do Share, Rafael enxerga a necessidade de reinventar o formato do evento para mantê-lo oxigenado e interessante, prometendo novidades nas próximas edições.

Ele afirma que as pessoas gostam do atual formato e já se afeiçoaram à ele, porém acredita que mudanças são necessárias para que a curva do crescimento permaneça positiva.

“É difícil crescer. […] Trabalhar com outras áreas que você não conhece, contratar pessoas e gerir essas pessoas para que elas se engajem ao propósito da empresa e seu formato de trabalho é bastante desafiador. Os resultados obtidos dessa trajetória, no entanto, são animadores para seguirmos adiante”, finaliza.

Rafa ainda nos conta o quão gratificante é enxergar o impacto positivo causado na vida e no trabalho dos participantes à partir do conteúdo entregue nos eventos da marca. O propósito do Share é alcançado toda vez que alguém sai do evento com um aprendizado diferente.

Dia 03 de dezembro tem mais uma edição do Share – Marketing Digital na Prática, em São Paulo! O evento vai reunir 28 profissionais de marketing e comunicação em discussões sobre branding e planejamento de marca, conteúdo e diversidade, dados, storytelling e branded content, criatividade, política e ativismo.
share

Além disso, vai rolar a discussão inédita “Como é trabalhar aí?”. Depois da grande repercussão de uma planilha divulgada em um perfil pessoal, onde os profissionais do país inteiro avaliaram anonimamente as agências onde trabalhavam, gerou-se muita discussão sobre este tema. Com isso, nada melhor que debater a tão citada lista, com os donos de algumas das agências.

O mais legal é que o Rafa disponibilizou um promocode para os leitores do Blog RP, que garante 15% de desconto no ingresso! Inscreva-se aqui e utilize o promocode especialrp no momento da inscrição e garanta o seu desconto. 😉

Share: o evento de marketing digital que conquistou o Brasil

Comentários

10328