Comunicação de sucesso começa com RP

Quatro dicas para praticar Relações Públicas na América Latina
28 de novembro de 2016
“Marketing de oportunidade” tem limites?
30 de novembro de 2016

Comunicação de sucesso começa com RP

O Conferp lança a campanha Comunicação de sucesso começa com RP em comemoração ao Dia Nacional das Relações Públicas. Para marcar a data especial, o hotsite da campanha conterá dois e-books e diversas peças para compartilhamento nas mídias sociais.

O e-book intitulado “Relações Públicas: 10 cases de sucesso – do desafio ao resultado” contém projetos realizados por relações-públicas, registrados nos Conselhos Regionais, com o objetivo de mostrar o trabalho desenvolvido para diferentes instituições, desde o desafio que foi apresentado aos profissionais até os resultados obtidos com as ações.

A campanha também lança o e-book “História das Relações Públicas no Brasil”, escrito por Manoel Marcondes Neto e Marcelo Ficher.

Capacitado para gerir uma das áreas mais importantes da atualidade, o relacionamento com os públicos, o profissional de relações-públicas vive o seu mais rico e desafiador momento.

“As novas tecnologias expandiram a relevância do relações-públicas, que tem a oportunidade de se firmar como o profissional mais capacitado para assumir o gerenciamento da comunicação nesse novo cenário, sendo aquele que planeja, implanta e avalia projetos que geram interação e engajamento com os públicos, juntamente com as outras áreas da comunicação. A campanha também reforça a importância de fazermos parte de um grupo seleto de profissões regulamentadas, que exigem formação superior e registro no Conselho para seu exercício”, ressalta Júlia Furtado, presidente do Conferp.

O mercado de RP

Pesquisa realizada pela Mega Brasil em 2015 mostrou que os serviços de relações-públicas foram responsáveis por 50% do faturamento. No entanto, apenas 8,6% dos profissionais são formados em relações-públicas, o que mostra que há cada vez mais oportunidades, mas que o profissional precisa conquistar seu lugar nesse mercado, que cresce a cada ano.

Os dados contemplam as grandes agências do país e mostram que o faturamento do mercado de comunicação corporativa superou dois bilhões, em 2015. A pesquisa foi divulgada no Anuário Brasileiro de Comunicação Corporativa 2016 e ouviu 215 agências de comunicação sobre diversos assuntos.

Um pouco de História

O primeiro Departamento de Relações Públicas, criado no Brasil, surgiu em 30 de janeiro de 1914. Pertencia à “Light” (The Light and Power Co. Ltda.), companhia canadense estabelecida no Brasil e concessionária da iluminação pública e do transporte coletivo da cidade de São Paulo (SP). A direção desse departamento foi entregue ao engenheiro Eduardo Pinheiro Lobo.

A Lei nº 7.197, de 14 junho de 1984, concedeu-lhe o título de pioneiro das Relações Públicas no Brasil, e estabeleceu o aniversário de seu nascimento, dia 2 de dezembro, como o Dia Nacional das Relações Públicas.

Redação TMPRP
Redação TMPRP
Acompanhe:

Comentários