O que faz uma empresa ter sucesso?

Conferência do GP 2016: discutindo o futuro da Comunição
24 de novembro de 2016
Black Friday: o dia menos RP do ano
25 de novembro de 2016

O que faz uma empresa ter sucesso?

Quando a gente pensa nas marcas mais valiosas do mundo o que vem à cabeça? Vou contar o que passa pela minha… Sucesso, dinheiro, equipe, processos e… Inovação.

Resistir e perceber os movimentos de mercado, a mudança dos diferentes públicos ano após ano é quase uma microcirurgia diária para os negócios, sem essa ‘sensibilidade’ grandes empresas viram somente lenda. Existe uma lista famosa de organizações que começaram suas operações revolucionando o ‘mundo’ e como um estalo de dados (algumas poucas décadas) perderam completamente o fio da meada, quer ver só: Blockbuster, Kodak, MySpace, entre outras.
Hopi Hari é um exemplo, abriu a operação anos atrás, literalmente contribuiu para fechar as portas do tradicional Playcenter e hoje vive uma batalha judicial para sobreviver. Mas o que efetivamente deu errado? Será que deixamos de gostar de parques como esses por aqui? O Mickey pode afirmar que não, a Disneyland sentiu os efeitos da recessão no Brasil, mas mesmo assim, toda magia da Disney continua atraindo muitos e muitos turistas, ano após ano.
O parque ‘paulista’ tentou anos atrás trazer os ensinamentos do Sr. Walt para cá, fechou parceria com a Warner  na tentativa de ‘encantar’ o público e deixar vivo aquele sentimento especial no momento de diversão, isso também não deu certo, talvez por não ser genuíno, talvez por tentar juntar duas coisas que não estavam essencialmente ligadas. Eu não sei os bastidores dessa história, usei alguns trechos para ilustrar como inovação e gestão andam lado a lado.
Se pudesse sentar com o time de cada uma das empresas que citei para opinar, levaria essa lista de conselhos ilustrada com cases de quem soube fazer.

1. Conheça a ti mesmo e só aí decida suas parcerias

Ideias legais, são só ideias.

2. Seu time é o principal, invista nele 

Ser parte de algo é melhor do que só ter que fazer algo.

3. Se não conhece seu público, pare tudo agora e comece a fazer isso

Produzir para servir, não importa o segmento.

4. Inove, o mundo muda e você precisa mudar com ele

E isso não significa lançar todo dia algo revolucionário.
App do Starbucks é o um dos mais baixados e utilizados pelos americanos e não é a toa, nessa reportagem da Fortune tem um vídeo muito legal explicando esse sucesso.

starbucks-delivery

Talvez esses pequenos passos poderiam ter aumentado o tempo de sucesso dessas empresas, ter recriado novos negócios e hoje esse post mostraria como essas marcas seguiram de forma inovadora.  É claro que listas como essas podem ter 100 milhões de dicas, qual é a sua?

Fonte imagem destaque: desktopwallpapers

Danielly Tavares
Danielly Tavares
Sou Danielly Tavares, Relações Públicas. Minha vida profissional foi da indústria de embalagens á moda, com pit-stop em marketing esportivo até chegar em Gestão de Marcas (branding). Fui trainee na Ana Couto Brading & Desing e hoje faço parte da equipe Interbrand Brasil. Acredito na liberdade, sou sentimental, curiosa, adoro tendências, por isso, também tenho o meu blog: EU VI ISSO, amo brigadeiro, Maple Syrup, Toronto, um bom livro, cinema e uma bela tarde de sono.
Acompanhe:
O que faz uma empresa ter sucesso?

Comentários

11336