Esse texto foi originalmente publicado no site da Endeavor.
Selecionamos cinquenta ferramentas práticas de marketing, vendas, finanças e inovação que podem facilitar sua rotina.
As ferramentas começaram a nos ajudar já na pré-história, quando o primeiro Homo Sapiens criou o fogo, a arma e o lápis. E eles viraram a extensão das mãos. Depois disso, a roda fez nascer a carroça, o carro, o patins e o skate. E todos eles viraram a extensão dos nossos pés. Pois é. Não é de hoje que temos utilizado as ferramentas para facilitar nosso próprio trabalho. Tem gente que até diz que as bicicletas são extensões das pernas, os óculos extensões dos olhos e o computador a extensão do cérebro.
Se pararmos para pensar, saber como usar as ferramentas que existem no mundo é o que nos torna capazes de realizar muito mais do que o nosso corpo e a nossa mente permitem. Elas facilitam tarefas difíceis, otimizam o tempo, ajudam no operacional e abrem espaço na agenda para pensarmos melhor em tudo que for estratégico. Pensando nisso, separamos 50 ferramentas que vão facilitar, e muito, sua rotina. Preparado? Então, vamos à lista!
MARKETING E VENDAS
Nem otimista, nem pessimista. Com essa planilha, você ajuda seu time a colocar o pé no chão e analisar os dados de vendas com mais objetividade.
Na prática, a matriz BCG vai te ajudar a ter clareza de quais produtos geram mais receita com menor investimento de tempo e dinheiro.
Entender o que o cliente diz, faz, vê, pensa, sente e ouve a respeito de um produto é essencial para o seu sucesso. Com isso, o empreendedor e seu time consegue identificar quais os pontos a melhorar do seu produto e o que poderia ser feito para melhorar a experiência do consumidor.
Ter um ou alguns grandes clientes no início das operações é uma espécie de “atestado de qualidade” para a pequena empresa. Essa ferramenta te oferece uma sugestão de roteiro prático, desde o preparo para o contato com o executivo da grande empresa até a gestão da sua carteira de clientes.
Criar algo desejável pelos consumidores, viável de ser produzido e rentável para o seu negócio: esse é o objetivo do Design Thinking, a inovação centrada no usuário.
A sigla Aidala se refere às etapas para conquistar clientes fiéis: atenção, interesse, desejo, ação, lealdade e apóstolo. Você já se perguntou como o posicionamento do seu negócio influencia no desempenho do time de vendas? Descubra como desenvolver um plano integrado de marketing e vendas que passe da atenção à lealdade dos seus consumidores.
Além do preço de custo, existem valores intangíveis que podem compor o preço de um produto. Você já parou para pensar neles na hora de precificar seu mix de produtos?
Para construir uma empresa sólida, a proposta de valor é premissa básica. Entenda qual é a sua ‘entregável’ para os seus clientes, e como você pode torná-la ainda mais valiosa.
“É muito difícil fazer o design de um produto a partir do que muitas pessoas dizem. Muitas vezes, elas não sabem o que querem até que você mostre a elas”, dizia Steve Jobs. Mas não pense que as dicas da ferramenta são apenas de produtos consagrados como o iPod, o iPhone e o iPad.
Dar nome a um negócio é sempre algo trabalhoso. Às vezes, não falta criatividade, mas o nome pode ser difícil de pronunciar ou sem um significado claro. É por isso que essa ferramenta apresenta técnicas simples para você gerar nomes e avaliar sua adequação ao negócio que deseja criar.
ESTRATÉGIA E GESTÃO
A “análise 360°” guia o empreendedor em suas reflexões sobre os aspectos internos e externos de um negócio. A cada oportunidade analisada, escolhe-se aquela que tem a maior pontuação nas duas etapas já que ela indica qual ideia será mais relevante para o seu negócio.
Você conhece bem os concorrentes do seu negócio? Sabe exatamente o que faz melhor do que eles e em que pontos eles se destacam? Com essa ferramenta, você faz uma reflexão sobre a rivalidade entre seus concorrentes, produtos e serviços substitutos, poder de barganha e também como dificultar a entrada de novos players.
A definição desses três itens é o ponto de partida do planejamento dos novos negócios e deve ser constantemente validada para definir a direção da empresa.
Você quer abrir um negócio, mas ainda tem receio de se tornar empreendedor? Essa ferramenta é um passo a passo para quem quer ter sua empresa, com orientações desde a etapa de geração de ideias, passando pela implementação, até chegar ao crescimento inicial.
Em tempos incertos, a Matriz SWOT cai como uma luva para definir relações existentes entre os pontos fortes e fracos da empresa e a situação do mercado. A análise permite entender a posição de sua empresa comparada a seus concorrentes, conferindo mais confiança, segurança e força para lidar com os imprevistos e situações desafiadoras.
O BMC permite aos empreendedores uma definição de modelo de negócio de suas empresas de forma sistêmica, integrada, rápida e visual. Além disso, ela ainda integra percepções sobre como a empresa pode/deve atuar.
Entre o sonho grande e os pés no chão, como definir metas que sejam, ao mesmo tempo, alcançáveis e desafiadoras para o seu time? Descubra nessa ferramenta.
Se você quer desenvolver um plano em ação, esse é o momento ideal para usar a ferramenta 5W2H. Para usar a ferramenta, será preciso pensar nos seguintes pontos: o que deve ser feito?; por que deve ser implementado?; quem é o responsável pela ação?; onde deve ser executado? quando deve ser implementado?; como deve ser conduzido?; quanto vai custar a implementação?
Você suou a camisa, mas chegou ao fim do dia sem ter certeza do que realizou? Se o acúmulo de atividades sempre te dispersa, torna a rotina mais cansativa e ainda menos produtiva, que tal aprender a gerenciar melhor o tempo e priorizar o que é importante?
Muitas pessoas pensam em abrir um negócio, mas não sabem como chegar a uma ideia inovadora. Essa ferramenta te ajuda por meio de duas abordagens: vivência do empreendedor e observação de mercado.
A ferramenta te ajuda na rotina diária, na identificação de oportunidades e no planejamento do negócio, partindo de uma informação central para desdobrar em uma série de outras, de forma organizada e visual.
Você sabia que apenas 1% dos empreendedores começa seu negócio com um plano de negócios? Pode não parecer prioridade logo no começo, mas colocar no papel os seus planos para o futuro te ajuda a traçar ações para chegar até onde você quer.
Essa ferramenta ajuda o empreendedor a enxergar o negócio como algo sistêmico, no qual todas as áreas estão integradas.
INOVAÇÃO
Nesse brainstorming guiado, use cartas com soluções prontas para os mais diferentes problemas. Comece com um desafio e reúna o seu time para encontrarem, juntos, as soluções mais inovadoras.
Elaborada pela 3M, essa ferramenta oferece 20 perguntas para você analisar a visão dos seus colaboradores e dos líderes sobre o grau de inovação da sua empresa, identificando os problemas e as causas que te impedem de inovar. Em seguida, desenha-se um plano de ação com datas, objetivos e responsáveis.
Os 4Ps da inovação consistem em quatro áreas de decisões (propósito, processos, pessoas e políticas) que o empreendedor precisa considerar para fortalecer e consolidar a capacidade de inovação de seu negócio.
Para facilitar a geração de ideias do seu time, utilize essa ferramenta para criar novas versões de um produto ou serviço, incentivando a inovação e guiando as sessões de brainstorming.
INVESTIMENTO E ACESSO A CAPITAL
A sua empresa tem potencial para se beneficiar de uma linha de fomento de inovação tecnológica? Conheça o mapa da mina para acessá-las!
Do processo de preparação do empreendedor até a captação, descubra o que é preciso para seu negócio captar recursos financeiros de um investidor-anjo com essa ferramenta desenvolvida por Cassio Spina, da Anjos do Brasil.
Se você tivesse um minuto para convencer um investidor sobre o seu negócio, o que você falaria? Siga os 6 passos dessa ferramentas e descubra os elementos que não podem faltar na sua fala e qual a melhor sequência de apresentação.
FINANÇAS
Essa é uma das ferramentas mais úteis para o empreendedor de primeira viagem. Com ele, é possível visualizar os principais gastos da empresa, estabelecer metas de corte, priorizar os custos fundamentais para o funcionamento do negócio e eliminar os supérfluos.
GESTÃO DE PESSOAS E LIDERANÇA
Faça uma avaliação rápida sobre quem deve subir de cargo, receber uma nova chance e quem deve ser demitido.
Quer investir no treinamento da sua equipe, mas não dispõe de recursos financeiros para isso? A ferramenta Método da Cumbuca pode ser uma ótima opção! A técnica consiste na formação de pequenos grupos, que se reúnem em encontros rápidos e periódicos, para discutir conteúdos que exercem impacto positivo sobre o resultado do empreendimento.
Como ter as pessoas certas, nos lugares certos e com a motivação certa? É impossível construir um negócio sólido sem uma equipe competente. Mais do que ter uma grande ideia ou muito dinheiro para investir, empreendedores deveriam almejar ter uma grande equipe.
Identifique qual é a sua cultura organizacional e entenda a diferença que isso faz na condução do negócio. Interpretar a cultura organizacional da empresa não é tarefa fácil, mas é um diferencial quando se pensa em melhorias e fortalecimento em médio e longo prazo.
O OKR (Objectives and Key Results) é um framework para definir metas, por um sistema simples para criar alinhamento e engajamento em torno de metas mensuráveis e dinâmicas, tipicamente definidas a cada trimestre.
Que empreendedor não sonha com a evolução contínua dos negócios? A ferramenta 70-20-10 apresenta técnicas para melhorar a performance e adicionar um elemento essencial para o sucesso: o envolvimento de todos os colaboradores.
A ferramenta avalia tanto o desempenho passado quanto as contribuições futuras de cada um dos envolvidos no negócio, principalmente o desenvolvimento da empresa e o compromisso dos sócios, ainda que eles sejam investidores sem atuação direta.
Você está começando um negócio e quer criar desde cedo uma imagem e uma cultura organizacional condizentes com sua definição de Missão, Visão e Valores? A ferramenta Brand Character para pequenas empresas ajuda o empreendedor a direcionar seu negócio para que todos tenham a mesma percepção da empresa, incluindo não apenas os funcionários, mas também os parceiros e os consumidores.
Para lidar com as decisões difíceis, o empreendedor pode contar com um conjunto de pessoas mais experientes que ajudam a sua trajetória: juntas, elas formam o conselho consultivo. Com essa ferramenta, aprenda como implementar um conselho consultivo na sua empresa, trazendo uma visão externa das perspectivas da empresa.
Para ter uma percepção real do que ocorre na empresa, especialmente em relação aos funcionários, os empreendedores de negócios de pequeno porte podem usar a ferramenta MBWA, inspirada no estilo de David Packard, um dos fundadores da HP.
OPERAÇÕES E TECNOLOGIA
No início das atividades, empreendedores são aqueles que fazem de tudo. Entenda como um check-up pode ajudar o responsável nas funções críticas do negócio.
Já imaginou algo que reduza custos oriundos de falhas humanas e que impeça novos defeitos? Conheça a Poka Yoke.
Como saber se você usa um número alto de sistemas de gestão em sua empresa? Para fazer essa avaliação, você pode usar a ferramenta Check-up de gestão para PMEs.
Sua empresa está precisando de organização e métodos para manter tudo em ordem? Desgastes no ambiente de trabalho por questões de ordem do espaço poderiam são cada vez mais comuns e quase todo empreendedor se depara com situações como essa.
LEGAL E TRIBUTÁRIO
Conhece a parte de formalização de acordos para aporte de capital de investidor? O term sheet antecipa discussões e agiliza a assinatura dos contratos finais entre empreendedor e investidor.
Muita gente dá os primeiros passos em um negócio fazendo home office. Enquanto o faturamento é baixo, comprar ou alugar um espaço para a sede da empresa não é fácil. Para ajudar nesse momento de organizar a aquisição de todos os itens (ou ativos) necessários, conheça essa planilha, formatada para que o empreendedor organize instalações físicas, máquinas e equipamentos, móveis e utensílios, computadores e periféricos, veículos e outros ativos que façam sentido para o negócio.
AUTOCONHECIMENTO
Não se trata de abrir uma série de empresas, uma seguida da outra. Entrar em um estado de fluxo é estar muito motivado e no ápice da sua habilidade pessoal para realizar feitos extraordinários como empreendedor.
Encontrar o porquê de empreender e descobrir o que você espera realizar com a própria empresa são práticas que facilitam a gestão do negócio e resiliência do empreendedor.
Você consegue prever como vai agir quando algo inesperado acontecer? Conhecer o próprio perfil e agir intencionalmente de forma espontânea são marcas de quem estuda a si mesmo.
Leia mais em Endeavor @ https://endeavor.org.br/caixa-de-ferramentas-empreendedor-50-planilhas-e-templates-para-ganhar-tempo-na-gestao-seu-negocio/
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