Influenciadores Digitais e a saga do Press kit

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Influenciadores Digitais e a saga do Press kit

Quem acompanha influenciadores digitais já deve ter visto através das redes sociais, vídeos, resenhas e postagens sobre produtos que eles recebem. São os famosos Press kits, um valioso recurso que nós, RPs e assessores de imprensa, costumamos usar para conseguir dar visibilidade de forma orgânica (gratuita) para marcas, e que tem seu potencial ampliado pelo impacto que gera através das novas mídias.

O compartilhamento de informações sobre produtos tem gerado tamanho engajamento e audiência para os influenciadores que alguns deles passaram a criar conteúdos exclusivos sobre os “recebidos”. Tanto é que alguns deles criaram “quadros” especiais (assim como em programa de televisão) para mostrar os produtos que receberam, é o caso do Hugo Gloss com os Recebidos Eternos no Snapchat e da Thaynara OG com Coisas Grátis, também no Snapchat. Youtubers como Camila Coelho e Camila Coutinho, costumam gravar vídeos mais longos e elaborados para falar sobre os produtos.

Muitas empresas compreenderam bem como construir relacionamento com influenciadores e o tem feito com maestria, é o caso da Nubank, que viu um potencial enorme ao fazer de seus próprios clientes influenciadores digitais e defensores da sua marca através do envio de kits de presente com pequenas soluções para problemas cotidianos, dá uma olhada neste caso aqui, para lembrar de um dos muitos casos que rolaram nas redes no último ano.

Lembre-se que talvez o melhor influenciador digital para a sua marca ou produto nem sempre é que o tem a maior audiência. É preciso conhecer bem seus melhores clientes (personas) e saber como são influenciados.

Acompanhando os “Recebidos Eternos” e “Coisas Grátis” postados na última semana pelo Hugo Gloss e Thaynara OG, percebi alguns cuidados que devemos ter na hora de fazer o envio de um Press Kit para que tenhamos um resultado positivo, compartilho aqui com vocês:

  1. Conheça os influenciadores e suas preferências: construir relacionamentos não é uma tarefa fácil, mas se você conhecer bem com quem está conversando conseguirá se comunicar de forma mais efetiva. Por isso, estude e conheça bem o influenciador antes de enviar um Press Kit, preste atenção em como ele se comunica, pesquise cores que mais gosta, momento de vida que está passando e o cenário no qual ele vai receber o produto, curiosidades sobre a vida dele e transforme seu kit em uma boa experiência. Sua marca tem que “conversar” com a marca do influenciador!
  2. Fale a língua dele: influenciadores tem sua identidade própria de se comunicar com a sua audiência, preste atenção em expressões, na formalidade ou informalidade que se expressa e monte o cartão que vai acompanhar o kit de forma que atraia a atenção dele. Ah, importante: todo kit deve estar acompanhado de um cartão, texto ou qualquer outro material que converse e comunique o propósito do envio.
  3. Marca regional, identifique-se! Influenciadores com audiência nacional não são obrigados a conhecer sua marca se ela tiver alcance regional, ainda que forte onde você atua. Apresente-se, é educado e permitirá que ele fale com maior propriedade da sua marca.
  4. Cuidado com a remessa e envio do Press Kit: logística talvez seja um dos pontos mais críticos da remessa do kit caso seu produto seja frágil ou perecível. Procure saber se o influenciador estará mesmo em casa para receber o produto caso seja perecível ou então procure entregar pessoalmente (ou contrate alguém confiável) para fazer a remessa sem que haja danos para seu kit. Você não vai querer colocar horas de planejamento e produção do kit em jogo na reta final.
  5. Cuidado com a imagem do Press Kit: pode ser que seu kit seja filmado, aliás, você deve estar torcendo para isso. Por isso produza um kit visualmente interessante e que através do design transmita todos os valores que a sua marca procura vender em um produto.
  6. Certifique-se que a mensagem é clara: algumas vezes criamos campanhas e kit lindos com mensagens que imaginamos óbvias para a nossa realidade. Acontece que talvez a mensagem no contexto do influenciador não tenha o mesmo sentido que em nosso contexto. Testar a percepção do kit por pessoas não integrantes da equipe de comunicação pode trazer bons insights e evitar alguns deslizes.

Stalkear pessoas e influenciadores diferentes vai alimentar você com um repertório de ideias e aprendizados sobre o que fazer e não fazer na hora de enviar um Press Kit. Observe e analise, aprenda com a prática e com o acerto das marcas no quesito relacionamento com influenciadores, isso vai ajudar você na hora de planejar a sua estratégia.

Fabiane Klafke
Fabiane Klafke
Relações Públicas apaixonada pela profissão. É Diretora e co-fundadora da RP School.
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