Amazon, João Doria e a importância do real time na comunicação digital

Por que o SXSW importa? Relato de uma speaker
24 de março de 2017
Comunicação: 4 dicas infalíveis para comunicar all-line
30 de março de 2017

Amazon, João Doria e a importância do real time na comunicação digital

Como o prefeito capitalizou em torno de uma questão que aparentemente parecia ser um princípio de crise

No último dia 27 de março, a Amazon lançou a sua primeira campanha nacional para o Kindle. No comercial, a empresa enfatiza que a cidade foi pintada de cinza e publica frases de livros de autores famosos, por meio de projeções visuais, nos muros da cidade de São Paulo. Muitos entenderam como uma espécie de provocação ao Prefeito João Dória.

Independente da motivação da Amazon em relação à campanha, o fato é que o prefeito, conhecido por sua exposição e visibilidade nas plataformas de mídias sociais, respondeu rapidamente e gerou um burburinho positivo em torno de si e de ações da prefeitura.

Fonte: https://www.facebook.com/jdoriajr/videos/1390529111003896/ 

O prefeito sugeriu que a empresa – a Amazon –  pudesse participar ativamente da administração contribuindo com a doação de Kindles, computadores e livros para escolas e entidades carentes mantidas pela Prefeitura já que demonstraram “tanto amor assim pela cidade.”

Assinta o vídeo do prefeito João Doria AQUI!

Com sua aparição midiática constante, sobretudo pelas plataformas de mídias sociais, o prefeito obteve apoio de seus seguidores e ainda houve quem criticasse a campanha da Amazon, conforme abaixo.

Fonte: https://www.facebook.com/jdoriajr/posts/1390996074290533?comment_id=1391000304290110&comment_tracking=%7B%22tn%22%3A%22R0%22%7D

A resposta de Doria gerou reações imediatas de outras marcas que aproveitaram o contexto, o boca a boca e a oportunidade para oferecerem ajuda. Prometeram ajuda as marcas Microsoft e Multilaser, dentre outras, com doações. Sabe quem mais ganhou nisso tudo? A gestão de “issues” promovida por Doria. Ele conseguiu benefícios reais para a sua administração apenas porque lida muito bem como os relacionamentos no ambiente digital.

Por fim, que lições extraímos do caso?

  1. rapidez e agilidade de resposta em tempos de mídias digitais podem potencializar o boca a boca positivo;
  2. ficar atento ao contexto pode trazer benefícios às marcas que souberem utilizá-lo a seu favor;
  3. gerenciar as plataformas de mídias sociais não é mais uma questão de escolha, mas de necessidade e, independente de posição política-ideológica-partidária, o Prefeito de São Paulo tem feito isso muito bem.
ODIG
ODIG
Acompanhe:

Comentários