Otimização de resultados: uma estratégia de RP

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Otimização de resultados: uma estratégia de RP

Por Lucas Taidson

É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre otimização de resultados, SEO ou algo parecido, não é mesmo? O que ainda pode te deixar dúvidas é: qual a relação entre SEO e relações públicas?

Melhorar o alcance de uma empresa implica em criar conteúdos otimizados para os buscadores e, ao mesmo tempo, definir estratégias de divulgação e gestão da marca. Essas áreas de atuação se encontram num único objetivo que é a otimização de resultados.

Quer saber tudo o que você, enquanto profissional de comunicação, precisa conhecer sobre otimização de resultados? Então continue lendo para desempenhar essa tarefa da maneira mais assertiva.

SEO – Search Engine Optimization

A intenção do SEO é fazer com que os conteúdos sejam dinâmicos e que tragam informações relevantes. Além disso, são aplicadas técnicas para que esses conteúdos se posicionem melhor nos buscadores, principalmente no Google.

Produzir conteúdos com base em SEO é um processo construtivo, uma vez que conteúdo é patrimônio digital. Para a otimização de resultados, você vai precisar definir metas e palavras-chave a serem trabalhadas para alcançar seu público potencial.

Olhando para o seu papel como RP, o objetivo é trabalhar em favor da reputação da empresa, certo? Sendo assim, no contexto das mídias sociais, as informações têm um alcance muito maior, e é por meio dessas ferramentas que as organizações precisam divulgar seus conteúdos, ações e estreitar relacionamentos.

Cada vez mais as empresas têm trabalhado a comunicação de maneira aproximativa, isto é, trazendo o consumidor para perto. O afeto que as marcas tendem a passar para seus seguidores é a construção de relacionamentos inteligentes, através da confiança adquirida pela autoridade que a organização tem no mercado.

Quando RP e SEO se encontram

A ponte entre RP e SEO é o conteúdo. E para essas duas ferramentas funcionarem bem é necessário empenhar esforços para a comunicação on-line, visando ter destaque nos buscadores para construir autoridade de marca. Seguindo esse viés, em um período não muito longo, você vai começar a colher os frutos da otimização de resultados.

É nesse ponto em que faz todo sentido RP e SEO desenvolverem juntos estratégias de comunicação. Pensando o digital como uma extensão da nossa vida, as empresas passam a ser obrigadas a interagir e fornecer conteúdos relevantes para seus públicos, ou seja, focar nas personas.

A atratividade do conteúdo é que determinará se o público vai aceitar a interagir com o que está sendo ofertado – não só pelos blogs corporativos, mas também pelas mídias sociais. Quer ter sucesso na integração de RP e SEO? Então você precisa conhecer alguns passos fundamentais:

  • De imediato, pesquise a fundo sobre sua persona e defina seus indicadores de performance.
  • Pense na mensagem que você pretende transmitir e se posicione de maneira instigante.
  • Saiba quais mídias sua persona consome e invista nelas. Crie conteúdos relevantes e, principalmente, mensure resultados.

Seguindo esses passos simples é possível se surpreender com os retornos obtidos nas campanhas e conversões on-line. Olhando para as relações públicas, você consegue enxergar caminhos seguros para a otimização de resultados corporativos.

Veja também 4 assuntos que você, relações-públicas contemporâneo, precisa saber.

 

Lucas Taidson é bacharelando em Relações Públicas e integrante do Time de Voluntários de Conteúdo da RP Week 2017.

Otimização de resultados: uma estratégia de RP

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