Uma ode ao voluntariado em eventos

Otimização de resultados: uma estratégia de RP
16 de março de 2017
lideranças-colaborativas-Congresso_FAJERS
Lideranças colaborativas: a nova mentalidade do empreendedorismo.
20 de março de 2017

Uma ode ao voluntariado em eventos

Já perdi a conta de quantos eventos ou atividades sociais atuei como voluntária. Se organizei vários eventos corporativos, exposições de arte e eventos de entretenimento profissionalmente foi graças à confiança que a atuação em eventos como as formaturas do miniempresa da Associação Junior Achievement, entre os 16 e 18 anos, me trouxe.

Há poucos anos, na cobertura do Rock in Rio Lisboa, acompanhei de perto a importância do trabalho de voluntários em diversas áreas do evento para que tudo corresse como o planejado. Muita gente se pergunta: “mas um evento como o Rock in Rio não tem dinheiro para pagar funcionários?”.  E eu respondo: não se trata disso.

Do ponto de vista do organizador, a sensação que se tem é que nunca há “braço” suficiente. São tantos detalhes e tantas pessoas que precisam de atenção, atendimento e um olhar dedicado que quanto mais responsáveis por garantir o sucesso do evento, melhor.

Já do ponto de vista do voluntário, o aprendizado, a “corrida” de como se portar e desenvolver atividades em situações onde o tempo é escasso, a adrenalina bomba e a expectativa é MUITO alta são formas de colocar em prática toda a teoria de eventos. Além do contato em um ambiente de trabalho com pessoas que futuramente podem contratar você: esse networking literalmente não tem preço.

Em 2016 tivemos a nossa primeira experiência com um time de voluntários para a RP Week que chegou até nós por intermédio de uma seleção. Foram centenas de inscritos de todo o Brasil, para ocupar cerca de 30 vagas em todas as áreas da RP Week. Um comprometimento fora do comum! Os voluntários se tornaram amigos, criaram conexões pessoais e profissionais e alguns deles já estão junto conosco em 2017 de novo. Vários deles você vai encontrar aqui no Blog escrevendo posts e outros vai certamente encontrar nos corredores da RP Week.

É uma grande alegria conseguir trazer um conteúdo acima da média para o mercado de comunicação brasileiro e qualificação prática para o futuro das Relações Públicas. Um trabalho coletivo e uma causa onde nós próprios, sócios da Todo Mundo Precisa de um RP, somos voluntários desde o início.

 

ODIG
ODIG
Acompanhe:

Comentários