3 coisas sobre o Festival de Cannes Lions que você ainda não sabe – e vai adorar descobrir!

A Queda dos Paradigmas do Gerenciamento de Crises
2 de maio de 2017
Design Thinking: desafio e inovação
4 de maio de 2017

3 coisas sobre o Festival de Cannes Lions que você ainda não sabe – e vai adorar descobrir!

Em 2017 a Todo Mundo Precisa de um RP vai pela primeira vez ao Festival de Cannes Lions, no sul da França. (Assista o live onde contamos tudo!) Este é um dos principais eventos de criatividade do mundo e reúne anualmente alguns milhares de executivos de grandes empresas, profissionais das diversas área da comunicação e do marketing global e também celebridades.

Caso você ainda não conheça muito o Festival, contamos aqui 3 coisas que você não pode deixar de saber sobre o evento. Confira!

1- O Festival de Cannes Lions é o maior e mais antigo festival de criatividade do mundo.

Cannes Lions tem 64 anos (em 2017). São quase 7 décadas reunindo os maiores nomes da criatividade mundial algumas semanas após o Festival de Cinema de Cannes, que acontece no mesmo local, o Palais des Festivals, na beirinha do mar mediterrâneo, na cidade de Cannes, sul da França.

A sua primeira edição foi realizada em Veneza e, em homenagem aos leões da famosa Piazza San Marco, foram criados os prêmios do festival. A homenagem perdura até hoje e os Lions são distribuídos em todas as categorias do festival. O Leão máximo em cada categoria é o Grand Prix, seguido de Leões de Ouro, Prata e Bronze.

2- O Festival mudou de nome, em 2010.

Na 57ª edição do Festival ele mudou de nome, por sugestão do Presidente do Júri de RP, Paul Taafe, também  executivo da Hill & Knowlton. Passou a se chamar Festival de Criatividade de Cannes Lions ao invés de Festival de Publicidade. A justificativa foi simples: Cannes há muito já não era um festival apenas de publicidade. “Boas ideias criativas vem de qualquer área, mas as diferentes disciplinas [incluindo RP] tiveram grande crescimento por alguma razão e, agrupar todas sob o guarda-chuva da publicidade, é um grande equívoco”, afirmou Paul.

Ele aproveitou a oportunidade para desafiar a indústria de RP a aumentar sua participação por intermédio da inscrição de cases, reforçando que as agências de publicidade levaram os principais prêmios de RP e, assim, acabam ofuscando o brilho dos excelentes trabalhos desenvolvidos pelas agências de RP de todo o mundo.

3 – Cannes é um MBA condensado em 7 dias.

Se você olhar o quanto custa ir à Cannes, poderá achar que é muito caro. Porém, se comparar o preço de passar uma semana aprendendo com alguns dos mais qualificados profissionais do mundo em suas áreas de atuação, vai entender o que eu entendi: Cannes é um MBA condensado em 7 dias.

Primeiro, olhe o line up de palestrantes. É apenas uma partezinha de tudo o que vai acontecer, pois durante o festival acontecem programações paralelas, ações de grandes marcas como Google e Facebook na beira da praia (você leu certo!) e a oportunidade de contatar virtualmente qualquer pessoa do mundo da comunicação e do marketing que estiver por lá. Todos estão a poucos passos de distância de você.

E então, vamos para Cannes Lions com a gente?
Participe do webinar com Fiorenza Plinio, criadora da categoria PR Lions, no dia 08/05. Inscreva-se pois o webinar é apenas para convidados!

Ariane Feijó
Ariane Feijó
Trabalha com Relações Públicas e Marketing Digital há mais de 15 anos tendo passado por grandes multinacionais como Dell (Brasil), KPMG e Lloyds TSB (Inglaterra) e trabalhado com países como Estados Unidos, Alemanha, França, Espanha, Rússia e Índia. É sócia do coletivo Todo Mundo Precisa de um RP e idealizadora do Inbound PR, metodologia que desenvolveu para combinar inbound marketing com RP e aplica em empresas de diversos portes.
Acompanhe:
3 coisas sobre o Festival de Cannes Lions que você ainda não sabe – e vai adorar descobrir!

Comentários

11718