6 dicas de como ganhar visibilidade e ainda aumentar sua receita

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6 dicas de como ganhar visibilidade e ainda aumentar sua receita

Já reparou que os restaurantes, lanchonetes e bares estão se saindo muito bem nas mídias sociais?

Sou uma mega curiosa e estudiosa dos conteúdos das marcas nas mídias sociais. Além dos diversos artigos e capítulos de livros que costumo escrever sobre o tema, ainda dou aula e sigo muitas organizações e casos para acompanhar o que acontece e tentar extrair as boas práticas.

Tenho notado que marcas ligadas à alimentação têm se destacado de forma positiva nas mídias sociais.

Muitas postagens fazem com que os supostos clientes saiam do on para irem ao off. Alguns bons exemplos:

1. Oferecer upgrades, descontos e benefícios para quem apresentar o print do post (no celular) no momento em que chegar ao restaurante.

Fonte: Fanpage do restaurante Outback

2. Oferecer, reconhecer e premiar os seguidores da sua marca nas mídias sociais. Assim, há cupons de desconto e benefícios para quem acompanha os seus perfis de mídias sociais.

Fonte: Fanpage de McDonald’s Brasil

3. Ter uma estratégia digital para quem avalia seus serviços estimulando-os, inclusive.

Fonte: Comentários e avaliações na fanpage do Paris6

4. Dar desconto para quem usar o seu aplicativo, fazendo, assim, com que as pessoas tenham interesse em baixa-lo, pois terão alguma vantagem em troca.

Fonte: Página de Facebook do restaurante Paris6

5. Contar, em primeira mão, sobre novidades ou vantagens aos seguidores e fãs de seus perfis.

6. Fazer alusão a datas comemorativas, jogos, eventos etc.

Fonte: Tweet de ifood em parceria com a marca Heineken sobre os jogos da Champions League

7. Aproveitar-se do contexto, de fatos que estão com boca a boca alto e de memes

Fonte: Tweet da @ifood sobre o Star Wars Day (dia em homenagem aos fãs de Star Wars)

A receita de sucesso aqui é planejamento, equipe com dedicação especializada às redes sociais, definição de tipos de conteúdo a serem trabalhados, tom de voz, persona e avaliação daquilo que dá ou não certo e sua consequente repercussão (positiva ou negativa).

Vale ressaltar que enquanto as mídias sociais atraem as pessoas, o resultado para o negócio vem da lucratividade que as ações de comunicação, marketing e relacionamento vão trazer. Certifique-se de que:

1- um atendimento condizente com a comunicação usada na internet, e;

2- um cardápio lindo e elaborado estrategicamente para vender os pratos mais rentáveis para a casa, aplicando o conceito de engenharia de cardápio.

Veja alguns exemplos de cardápio para restaurante seguindo esse conceito.

O trabalho de presença, engajamento e visibilidade nas mídias sociais é intenso, constante, dinâmico e 24/7. Ou seja, uma vez estando lá, tem que responder, interagir, participar e OUVIR o seu principal ativo, seu cliente.

Quer dominar a arte do social media? Participe do workshop Mídias Sociais para Iniciantes, com a Amanda Takassiki, na RP Week #4. Corra e garanta o seu ingresso, as vagas são limitadas!

Carol Terra
Carol Terra
Carolina Terra é doutora e mestre em Interfaces Sociais da Comunicação, ambas pela Escola de Comunicações e Artes da USP. É pesquisadora, consultora e professora de Mídias Sociais e Comunicação Organizacional, atuando como docente na Fecap, FAAP, Belas Artes e ECA-USP. É autora do livro Blogs Corporativos (Difusão Editora) e editora do blog RPalavreando.
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