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Design Thinking: desafio e inovação

Design Thinking é uma temática recente e inovadora. Ela significa literalmente pensar visualmente projetos, processos e, principalmente, soluções de negócios inteligentes para problemas de clientes. Transversal a todas as disciplinas, o Design Thinking também tem tudo a ver com RP! ​

O que significa design thinking?

Se formos resumir, design thinking significa resolver problemas, ou buscar soluções de forma coletiva e colaborativa para entender os consumidores, colaboradores e públicos interligados com a organização, tendo base de suas necessidades.

O ponto de partida do design thinking é o mapeamento dos problemas reais do consumidor, seus hábitos de consumo e comportamentais. Com base nessa pesquisa são criados produtos, serviços e soluções melhores e mais adaptados ao que os clientes buscam.

O processo do design thinking

Um projeto que utiliza a abordagem de design thinking segue quatro etapas principais:

1 – Imersão: o grupo multidisciplinar desenvolvedor busca compreender o público com o qual irá trabalhar e quais as suas carências, toma conhecimento e se aproxima dos diversos aspectos do problema.

2 – ideação: após imergir e analisar o ambiente, vem a fase da ideação e criação, a ideia inovadora do projeto. A busca por soluções criativas com base nos problemas reais detectados na fase inicial.

3 – prototipação: nesta fase as ideias são testadas e aprovadas.

4 – ação: após passar pelas 3 etapas anteriores as ideias que mais se adequa à realidade do negócio e às necessidades do consumidor são implementadas.

RP e Design thinking

E como falamos no início do texto, essa abordagem tem tudo a ver com RP! Design thinking é baseado em relacionamento, em empatia para buscar a melhor solução tanto para o consumidor final quanto para o público interno de uma organização, e têm abordagem mais RP que isso? Não!

O RP tem como missão  construir relacionamentos efetivos entre as organizações e as pessoas que a rodeiam, sempre buscando manter um equilíbrio entre as necessidade de cada um. Ninguém melhor que um profissional de relações públicas para conhecer a fundo os públicos que envolvem uma marca, e é esse ponto que sela a união de design thinking e RP.

A adoção da abordagem de design thinking em relações públicas tem tudo para dar certo e alcançar soluções inovadoras e criativas de negócio.

P.S.: Uma dica bacana e super didática de livro sobre o tema é o Design Thinking: Inovação em Negócios, que está disponível para download em PDF aqui.

 

* Por Raíssa Grandini

Raíssa é graduada em Relações Públicas e integrante do Time de Voluntários de Conteúdo da RP Week 2017.

Redação TMPRP
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