Uma ode ao voluntariado em eventos

Cannes Lions School: pesquisa e inovação para os criativos!
27 de abril de 2017
A Queda dos Paradigmas do Gerenciamento de Crises
2 de maio de 2017

Uma ode ao voluntariado em eventos

Já perdi a conta de quantos eventos ou atividades sociais atuei como voluntária. Se organizei vários eventos corporativos, exposições de arte e eventos de entretenimento profissionalmente foi graças à confiança que a atuação em eventos como as formaturas do miniempresa da Associação Junior Achievement, entre os 16 e 18 anos, me trouxe.

Há poucos anos, na cobertura do Rock in Rio Lisboa, acompanhei de perto a importância do trabalho de voluntários em diversas áreas do evento para que tudo corresse como o planejado. Muita gente se pergunta: “mas um evento como o Rock in Rio não tem dinheiro para pagar funcionários?”.  E eu respondo: não se trata disso.

Do ponto de vista do organizador, a sensação que se tem é que nunca há “braço” suficiente. São tantos detalhes e tantas pessoas que precisam de atenção, atendimento e um olhar dedicado que quanto mais responsáveis por garantir o sucesso do evento, melhor.

Já do ponto de vista do voluntário, o aprendizado, a “corrida” de como se portar e desenvolver atividades em situações onde o tempo é escasso, a adrenalina bomba e a expectativa é MUITO alta são formas de colocar em prática toda a teoria de eventos. Além do contato em um ambiente de trabalho com pessoas que futuramente podem contratar você: esse networking literalmente não tem preço.

Em 2016 tivemos a nossa primeira experiência com um time de voluntários para a RP Week que chegou até nós por intermédio de uma seleção. Foram centenas de inscritos de todo o Brasil, para ocupar cerca de 30 vagas em todas as áreas da RP Week. Um comprometimento fora do comum! Os voluntários se tornaram amigos, criaram conexões pessoais e profissionais e alguns deles já estão junto conosco em 2017 de novo. Vários deles você vai encontrar aqui no Blog escrevendo posts e outros vai certamente encontrar nos corredores da RP Week.

É uma grande alegria conseguir trazer um conteúdo acima da média para o mercado de comunicação brasileiro e qualificação prática para o futuro das Relações Públicas. Um trabalho coletivo e uma causa onde nós próprios, sócios da Todo Mundo Precisa de um RP, somos voluntários desde o início.

Quer ser voluntário do evento de RP mais esperado do ano e aprender tudo na prática?

Então baixe o material aqui e saiba como se candidatar a uma vaga do Programa Voluntários da #RPWeek4!

Ariane Feijó
Ariane Feijó
Trabalha com Relações Públicas e Marketing Digital há mais de 15 anos tendo passado por grandes multinacionais como Dell (Brasil), KPMG e Lloyds TSB (Inglaterra) e trabalhado com países como Estados Unidos, Alemanha, França, Espanha, Rússia e Índia. É idealizadora do Inbound PR, metodologia que desenvolveu para combinar inbound marketing com RP e aplica em empresas de diversos portes.
Acompanhe:
Uma ode ao voluntariado em eventos

Comentários

11524