Karen Van Bergen: “o mundo precisa saber o que é um bom RP”

PR-lions-brasil
Brasil não ganhou ouro, mas levou prata e bronze em PR Lions 2017
21 de junho de 2017
blog RP Festival de Criatividade de Cannes Lions
Gabriel Araújo: “o raciocínio de RP precisa começar na criatividade”.
22 de junho de 2017

Karen Van Bergen: “o mundo precisa saber o que é um bom RP”

Karen-van-bergen-PR

Karen Van Bergen, CEO da Omnicom Public Relations Group e presidente do júri da categoria de PR em Cannes Lions 2017, conversou conosco e explicou quais fatores tornam um case de PR merecedor de um leão.

Confira a nossa entrevista:

Blog RP: Por que o engajamento é a chave do sucesso para PR ganhar premiação em Cannes Lions?

 

Karen Van Bergen: As relações públicas precisam criar um engajamento real porque quando você consegue realmente engajar seus stakeholders, você constrói confiança. Confiança é o que faz com que seus públicos acreditem em seus produtos, serviços; é o que faz com que as pessoas confiem em decisões governamentais, etc. Confiança, ainda mais agora, em virtude da instabilidade global e em diversos países, é mais importante do que nunca.

As pessoas não sabem mais em quem confiar, mas confiam uns nos outros.  Quando a informação vem de um recurso confiável, então resolvem acompanhar. Isso tem tudo a ver com PR porque nós não pagamos as pessoas para ler nossas mensagens, precisamos ganhar a confiança delas – é a origem da mídia própria. Estávamos muito obstinados a julgar os cases que tivessem alcançado engajamento em sua essência.

O que está por dentro dos dados de audiência? Dados são muito importantes e temos que ter certeza se estamos usando-os para fundamentar a base das nossas ideias, a fim de construir uma ideia e execução criativa. Por isso, é muito importante a mensuração de resultados. Às vezes, pensamos “oh, isso é uma boa ideia, parece legal” e na verdade, precisa ter resultados de negócios mensuráveis ou impactos sociais. Por exemplo, se você é uma ONG que apoia mudanças na lei, então você precisa impactar e apresentar resultados nessa área. Temos vistos cases muito bons! Então, essa é a forma como julgamos.

 

Blog RP: Sobre construção de relacionamento, é possível ocorrer via engajamento ou engajamento é apenas uma ação momentânea?

Karen Van Bergen: Engajamento para mim serve para gerar relacionamento. Pode começar com uma relação on e off, mas é para traduzir em relacionamento. Você espera construir um relacionamento de confiança.

Blog RP: Esse ano, tiveram mais de 2000 cases inscritos na categoria de PR, mas apenas 10% entraram para o shortlist (finalistas). Por que os cases não foram selecionados?

Karen Van Bergen: Nossa função é escolher os melhores, então foi preciso tomar decisões com base nos critérios estabelecidos. Tivemos excelentes trabalhos, mas nossa demanda é muito grande: recebemos cases do mundo inteiro. Esperamos estabelecer um padrão sobre as relações públicas; para que o mundo saiba o que são relações públicas de qualidade. Tivemos fantásticos 21 jurados e fomos muito críticos. Gostaria de agradecer a todos que inscreveram seus cases e convido-os para ter um outro olhar sobre si mesmos: por que não ganharam e como podem fazer melhor no próximo ano? Encorajamos que mais agências enviem seus trabalhos!

 

Blog RP: O que é um bom case de relações públicas?

Karen Van Bergen: Um bom case é aquele que se baseia em dados para suportar sua ideia, apresenta criatividade, tem uma execução com fluidez e possui resultados de negócios ou impacto social mensurável. E tudo isso acontece por meio de um fantástico storytelling.

Assista a entrevista em inglês.

Thais Gonçalves
Thais Gonçalves
Acompanhe:
Karen Van Bergen: “o mundo precisa saber o que é um bom RP”

Comentários

11984